“Cidades Sustentáveis, das Ideias à Ação” – Changemakers

 

A Plataforma por Cidades Sustentáveis, colaboradora na divulgação do concurso “Moradia Ideal”, compartilha com a Comunidade do Changemakers da Ashoka os principais desafios para levar a sustentabilidade da teoria para a prática e apresenta soluções inovadoras em implementação no mundo. Confira seu artigo!

Metade da humanidade vive atualmente nas cidades. Em 2030, serão 60% os que vivem em regiões urbanas e, em 2050, esse total deverá estar em 70%. No Brasil, a população urbana chega a 85%. E, na medida em que as cidades vão crescendo em tamanho e população, aumentam também a dificuldade de se manter o equilíbrio espacial, social e ambiental no entorno urbano.

Uma das maiores dificuldades que enfrentamos hoje é levar a sustentabilidade da teoria para a prática, ou seja, fazer com que de fato todas as ações e processos incorporem a cultura da permanência, suprindo as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas. Mas o que isso significa em termos práticos?

As muitas experiências que estão acontecendo ao redor do mundo mostram que cada vez mais cidades estão trabalhando em prol da sustentabilidade, mudando paradigmas e se adaptando aos grandes desafios da atualidade.

Leia artigo completo aqui.

Compartilhe este artigo