Sociedade civil lança oficialmente o Movimento Nossa Salvador

 

No dia 28 de março foi oficialmente lançado o Movimento Nossa Salvador, no Teatro da Livraria Cultura, Salvador Shopping. Com grande adesão de público, cerca de 200 pessoas, Aldo Ramon, um dos executivos do grupo impulsor do Movimento e Elvis Bonassa, diretor da Kairós – Desenvolvimento Social – apresentaram o Movimento que objetiva promover a cidadania participativa para tornar Salvador uma cidade mais humana, socialmente justa, ambientalmente preservada e economicamente viável. Cidadãos, organizações não-governamentais, empresários, profissionais liberais, políticos e a mídia local lotaram o teatro, o que demonstra o interesse da sociedade para conhecer melhor como vai a nossa cidade e sugerir mudanças, melhorias.

No portal www.nossasalvador.org.br já é possível acessar uma pesquisa com 55 indicadores sociais em áreas como educação, saúde, segurança e meio ambiente, uma fotografia da situação em que se encontra a nossa cidade. Nesta pesquisa, chama atenção que, em alguns indicadores fundamentais de saúde e educação, Salvador se coloca entre as piores capitais do país. Segundo Elvis Bonassa, diretor da Kairós, foi feita uma comparação entre as capitais e o que se verificou é que, na maior parte dos indicadores, Salvador se encontra em uma das piores posições em relação ao resto do Brasil. “É importante notar, evidentemente, que há uma dívida histórica em relação ao Nordeste e que, de certo modo, é compreensível que haja problemas maiores. No entanto, o fato de haver uma explicação, não significa que este não seja um problema a ser enfrentado”, completa Bonassa.

O Movimento Nossa Salvador teve início em 2009 e tem como característica ser participativo, apartidário e interreligioso, congregando entidades acadêmicas, organizações da sociedade civil, empresários, comunicadores e profissionais liberais. “Somos um grupo de pessoas que tem contribuições e queremos dividi-las, ajudando a sociedade e a nossa cidade”, defende Aldo Ramon Almeida, executivo do Movimento.

O Nossa Salvador atua fomentando uma atitude cidadã com três frentes de trabalho: programa de indicadores sociais, acompanhamento da gestão pública e educação para a cidadania. A partir destas frentes, os membros do grupo elegeram, inicialmente, uma série de eixos temáticos prioritários: educação, saúde, segurança pública, saneamento, meio ambiente, planejamento e mobilidade urbana, equidade de gênero e raça, juventude, trabalho e renda.

Através do portal www.nossasalvador.org.br, o Movimento seleciona, sistematiza e divulga, os principais indicadores de qualidade de vida da cidade, permitindo o acompanhamento de toda a sociedade, abrindo espaço para o debate e exercendo um efeito positivo através do monitoramento sistemático da gestão pública. Assim, busca encorajar uma atitude construtiva de todos na vida da cidade: governo, empresas, institutos, organizações civis e cidadãos. O objetivo do Movimento é que a atenção colocada sobre os indicadores sociais, uma vez amplamente divulgadas, potencialize o interesse de todos, com abertura para acatar opiniões e métodos que favoreçam o encontro de soluções.

Movimentos parecidos já existem em outras cidades do país e na América Latina, tais como: Movimento Bogotá Como Vamos (www.bogotacomovamos.org), Rede Nossa São Paulo (www.nossasaopaulo.org.br), Rio Como Vamos (www.riocomovamos.org.br), Nossa BH (www.nossabh.org.br), Observatório Social de São Luiz (www.nossasaoluis.org.br), Observatório do Recife (www.observatoriodorecife.org.br), dentre outros. Todos eles e o Nossa Salvador estão incorporados à Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis (www.rededecidades.ning.com), à Red Latinoamericana de Ciudades Justas y Sustentables (http://redciudades.net) e à Plataforma de Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br).

Fonte: Movimento Nossa Salvador

Compartilhe este artigo