Rede Nossa Belém propõe ampliar debate para desenvolvimento sustentável

 

Nova organização pretende apoiar atuação de cidadãos e movimentos sociais para melhorar qualidade de vida na capital paraense

O diálogo entre os cidadãos e poder público como instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade foi o tema central do evento de lançamento da Rede Nossa Belém (RNB), na última quarta-feira (12/1), aniversário da capital paraense. "A ideia é que a democracia participativa deixe de ser só um discurso", explicou Ivan Costa, um dos integrantes do colegiado de apoio da RNB.

A Rede é formada por voluntários e organizações sociais e tem a missão de apoiar e propor, de forma apartidária, inter-religiosa e participativa, ações que visem o desenvolvimento justo e sustentável da cidade. Integra a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, lançada em 2008 e que hoje conta com movimentos em cerca de 40 cidades brasileiras.

Em Belém, a rede já foi lançada tendo em sua composição vários cidadãos e grupos interessados em atuar a favor de questões como a melhoria da segurança pública, o aprimoramento da gestão de recursos públicos, a preservação e promoção do patrimônio histórico e cultural e do meio ambiente. A função principal da RNB vai ser a de promover a troca de experiências e informações entre esses grupos e pessoas, para que cada um tenha resultados mais eficazes na área em que atua.

Como um exemplo de sucesso de atuação de movimentos ligados à RNB, Costa citou o trabalho do Grupo de Combate ao Lixo em Belém. Mesmo com poucos meses de idade, o movimento já conseguiu criar canais de diálogo com a prefeitura, que passou a adotar sugestões do grupo.

Outro exemplo citado por Ivan Costa vem da capital paulista. A Rede Nossa São Paulo, que já conta com mais 600 organizações da sociedade civil, trabalhou pela aprovação, em 2008, de uma lei que obriga o prefeito, eleito ou reeleito, a apresentar o Programa de Metas da gestão em até 90 dias após a posse. Esse programa deve ter as prioridades, ações estratégicas, indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da administração pública municipal.

 

Compartilhe este artigo