“Lima adere a Rede Latino-Americana de Cidades Justas e Sustentáveis” – EcoDesenvolvimento.org.br

 

A capital do Peru conta desde quarta-feira, 17 de novembro, com o movimento Lima Como Vamos, uma iniciativa da sociedade civil organizada com apoio da Fundação Avina que busca contribuir para o desenvolvimento sustentável da metrópole peruana, habitada atualmente por 29,4 milhões de pessoas.

Promovido pela Associação Atocongo, Associação Civil Transparência, Grupo RPP e Pontifícia Universidade Católica do Peru, o Lima Como Vamos soma-se a Rede Latino-Americana de Cidades Justas e Sustentáveis, organização criada em 2008 a partir de experiências de monitoramento da qualidade de vida registradas na América Latina. A rede é integrada por cidades da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

O evento de lançamento do Lima Como Vamos também contou com o apoio do National Endowment for Democracy e Banco Interamericano de Desenvolvimento. A responsável pela Estratégia Nacional da Avina no Peru, Bartolomé Rios, participou da cerimônia e apresentou algumas das experiências da rede.

Na ocasião também foi apresentada a pesquisa Lima Segundo os Cidadãos: relatório de percepção sobre qualidade de vida 2010, na qual estão reunidos dados a respeito da satisfação dos habitantes de Lima com a cidade no que diz respeito aos diferentes aspectos da qualidade de vida.

Segundo a pesquisa de percepção, os temas que despertam a maior insatisfação dos moradores de Lima são a segurança pública (65%), o transporte público (62,4%) e a oferta de postos de trabalho (51,4%). Na direção oposta, os habitantes da capital peruana demonstram satisfação com o comércio local (57,3%), os serviços educativos (34,8%) e as atividades culturais e recreativas (38,5%). Foram ouvidas 1920 pessoas com idade a partir de 18 anos entre os dias 10 e 26 de julho deste ano.

Outros dois movimentos semelhantes ao Lima Como Vamos estão sendo desenvolvidos atualmente no Peru: o Arequipe te Queremos e o Trujillo iAhora!.

Conheça o site do Lima Como Vamos

Com informações da Avina

Compartilhe este artigo