“Metrô promete acessibilidade total até o fim do ano” – O Estado de S. Paulo

 

Márcio Pinho – O Estado de S.Paulo

A CPTM e o Metrô informaram que estão investindo para que todas as estações da rede metropolitana estejam completamente adaptadas até 2014 e trabalham na capacitação dos profissionais para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida.

O prazo mais otimista é dado pelo Metrô, que prevê antecipar a realização de todas as intervenções necessárias até o fim de 2010 em todas as 56 estações. Para atender às necessidades de adequação, 79 elevadores e 19 plataformas elevatórias já foram instalados e entregues. A Estação Vila Mariana, um dos locais nos quais a reportagem constatou a dificuldade de acesso dos usuários, receberá duas plataformas elevatórias verticais, que auxiliam especialmente pessoas em cadeiras de rodas a subir ou descer em locais onde há escadarias.

A CPTM diz que desde 2007 foram inauguradas 12 estações acessíveis. Seis delas foram construídas, três reconstruídas e outras três reformadas. Na Linha 9-Esmeralda, na Marginal do Pinheiros, as Estações Hebraica-Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta e Socorro, construídas e inauguradas pela companhia entre 2000 e 2001, receberam em 2009 adaptações para atenderem às novas normas de acessibilidade.

A empresa destaca que 11 das estações (Luz, Júlio Prestes, Brás, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Caieiras, Jundiaí, Franco da Rocha, Perus, Jaraguá e Várzea Paulista) são tombadas como patrimônio histórico e, por isso, qualquer intervenção nas estruturas deve ser aprovada por órgãos competentes.

Leia também: Estações ainda são obstáculos para idosos e deficientes

 

Compartilhe este artigo