Candidatos ao governo e ao Senado assumem compromisso com políticas sustentáveis

 

Paula Crepaldi paula@isps.org.br

Candidatos ao governo de Estado e ao Senado Federal assinaram na manhã desta quarta-feira (21/7) uma carta-compromisso com diretrizes de governo para o desenvolvimento sustentável das cidades. A carta faz parte da Plataformas Cidades Sustentáveis – que reúne orientações e exemplos de práticas sustentáveis em várias partes do mundo – e foi lançada nesta quarta (21/7), no Sesc Consolação.  A iniciativa é do Movimento Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

Os candidatos ao governo de São Paulo que assinaram documento foram Aloizio Mercadante (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), representado pelo coordenador do programa de governo e deputado federal José Aníbal, Paulo Skaf (PSB ), representado pelo vereador e candidato a deputado estadual Eliseu Gabriel e Paulo Búfalo (Psol).  O candidato ao governo pelo PV, Fábio Feldman, deverá assinar a carta, informou seu candidato a vice, Rogério Meneses, que foi representá-lo no evento.

Dos candidatos ao Senado, assinaram o compromisso, Ricardo Young (PV),  Romeu Tuma (PTB), Marta Suplicy (PT), que se manifestou por carta enviada à Secretaria Executiva do Nossa São Paulo, e  Aluísio Nunes Ferreira (PSDB), representado pela assessora Ana Maria Tebar .

A carta traz compromissos nos doze eixos temáticos que orientam a Plataforma Cidades Sustentáveis. Na introdução geral da carta, os candidatos se comprometeram em adotar a Plataforma como uma importante fonte de informação estratégica para a elaboração das políticas públicas para a sustentabilidade”, com “metas concretas de sustentabilidade e em ações integradas nos níveis locais, regionais e nacional.”

Os candidatos que quiserem assinar o documento devem entrar em contato com a Secretaria Executiva do Nossa São Paulo, pelo e-mail zuleica@isps.org.br.

Frases:

“Construir um governo interativo [com a sociedade], e esse é o primeiro compromisso que eu quero assumir aqui com vocês. Em segundo lugar, a sustentabilidade é um novo paradigma, o modo como nós queremos viver, e se nós não alterarmos a forma como queremos viver, provavelmente nós comprometeremos de forma crescente a vida.”
Aloizio Mercadante, candidato ao governo do Estado pelo PT

“O que ele [Geraldo Alckmin] pede é que, se ele for o próximo governador, que o Movimento participe, tenha uma interlocução com o governo para que se possa viabilizar o que está sugerido aqui. Por exemplo, aqui se sugere o monitoramento dos resultados, como fazer isso, como fazer melhor esse monitoramento? Depois, o estabelecimento de metas. Enfim, trabalharmos nisso antes mesmo da posse.”
Deputado federal José Aníbal, representando candidato ao governo do Estado pelo PSDB, Geraldo Alckmin (PSDB)

“Nós assinamos esse compromisso com a plataforma de sustentabilidade porque dialoga com nosso programa. Porque nós queremos romper as prioridades que são dadas à superprodução, à superacumulação, que subvertem todos os projetos deste país.”“
Paulo Búfalo, candidato ao governo do Estado pelo Psol

“Nossos compromissos estão registrados na nossa plataforma de governo do TSE, com menção direta ao Movimento Nossa São Paulo e aos indicadores [do Observatório Cidadão].”
Rogério Menezes, representando o candidato ao governo pelo PV,  Fábio Feldman

“A questão central é a correlação de forças, quem se apropriou do estado, do dinheiro que a gente paga com nossos impostos. (…) O que temos que fazer é criar condições políticas favoráveis para a sustentabilidade.”
Vereador Eliseu Gabriel, representando o candidato ao governo pelo PSB, Paulo Skaf

“A construção de um mundo sustentável vai contrariar muitos interesses e exigir dos políticos muita coragem, muita determinação e a capacidade de renunciar não só aos interesses individuais, ao sucesso fácil, à celebridade, à projeção na imprensa, aos interesses contrariados.”
Ricardo Young, candidato ao Senado pelo PV

“Quero pedir licença ao Oded (Grajew) para inscrever nos anais do Senado Federal como uma carta-compromisso da nação, por todos os programas aqui elencados na sua relação com a forma de se conduzir perante as aflições da população.”
Romeu Tuma,  candidato ao Senado pelo PTB

“Uma Iniciativa interessantíssima, fortemente vinculada à nossa realidade. O Aluisio se identifica bastante com essas preocupações.”
Ana Maria Tebar, representando candidato ao Senado pelo PSDB, Aluísio Nunes ferreira

“Parabenizo a iniciativa e desejo sucesso nas discussões que deverão se realizar. Quero confirmar meu compromisso com o desenvolvimento sustentável das cidades, com uma gestão pública baseada na ética e na democracia participativa.”
Trecho da carta enviada por Marta Suplicy, candidata ao Senado pelo PT

Assista a vídeos do evento

Compartilhe este artigo