Entidades de assistência social denunciam atraso no repasse da prefeitura

 

As entidades que oferecem assistência à população de rua e a crianças e adolescentes separados das famílias ou em situação de pobreza estão se mobilizando contra o atraso de repasse da verba dos convênios com a prefeitura e o congelamento do orçamento da assistência social. Para reverter a situação e sensibilizar o Executivo, as entidades que integram o Fórum de Assistência Social estão organizando uma manifestação para o dia 13 de novembro, às 10h, em frente à prefeitura.

Cerca de 500 entidades mantêm quase mil convênios com a Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, sob o comando da vice-prefeita, Alda Marco Antonio (PMDB), e atendem em torno de 150 mil pessoas. São cerca de 20 tipos diferentes de serviços, como manutenção de albergues para moradores de rua, de abrigos para crianças e adolescentes, de núcleos de proteção para jovens com liberdade assistida e de famílias com filhos em situação de pobreza e vulnerabilidade social.

Segundo William Lisboa, do GT Assistência Social, o atraso nos repasses da verba dos convênios prejudica a qualidade dos serviços prestados e leva ao encerramento das atividades. Neste ano, pelo menos dois albergues foram fechados.

Além do atraso nos repasses dos convênios, houve também congelamento de valores para a área de assistência social . Para a construção de albergues foi congelado R$ 1,3 milhão de um total de R$ 1,8 milhão.

Além da manifestação para o dia 13, as entidades enviaram cartas informando as dificuldades enfrentadas para os ministérios públicos federal e estadual, o Tribunal de Contas do Município, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS).

Paralelamente, as organizações estão buscando apoio de vereadores de todos os partidos para criar uma Frente Parlamentar da Defesa da Assistência Social.

Compartilhe este artigo