Documentário sobre Carandiru tem pré-estreia dia 6 com debate

 

O documentário Entre a Luz e a Sombra, que retrata a vida de personagens do presídio do Carandiru durante sete anos (a partir de 2000), terá pré-estreia com debate no TUCA da PUC São Paulo no dia 6 de novembro, à 18h30. O debate após a sessão terá a participação de representantes do governo, ongs e sociedade civil. O evento tem o apoio do Movimento Nossa São Paulo, do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC de São Paulo, da TV PUC e do TUCA.

O documentário conta a história da atriz Sophia Bisilliat que dedica sua vida para humanizar o sistema carcerário, da dupla de rap 509-E formada por Dexter e Afro-X dentro do Carandiru e de um juiz que acredita em um meio de ressocialização mais digno para os encarcerados.

O filme parte de uma investigação sobre as chances de alguém sair da vida do crime e transforma-se num denso mergulho no lado sombrio e luminoso da alma humana. Deixa de ser um filme restrito a temática prisional e joga-se nas diferentes nuances do ser humano.

Entre a Luz e a Sombra será lançado no circuito comercial no Brasil pela VideoFilmes em 27 de novembro em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Sua 1ª pré-estréia oficial será no Tuca na PUC de São Paulo no dia 6 de novembro às 18h30 com um debate após a sessão com representantes do governo, ongs e sociedade civil. O evento tem o apoio do Movimento Nossa São Paulo, do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC de São Paulo, da TV PUC e do TUCA.

Entre a Luz e a Sombra  foi produzido ao longo de nove anos e gravado por sete, pela jornalista e documentarista Luciana Burlamaqui que trabalha com temáticas sociais há quase vinte anos.  “Eu tinha uma pergunta dentro de mim voltada para o futuro de quem havia entrado na vida do crime. Que chance essa pessoa teria de mudar sua vida depois que já estava neste caminho? Mais do que essa pergunta sentia também uma inquietação generalizada por viver em um país onde cerca de um terço da população é pobre, e outros 20 milhões são indigentes. Essa realidade para mim é violenta. Com essa e outras perguntas comecei a acompanhar os personagens e a documentar as transformações que aconteciam nas vidas deles.” diz a diretora.

O documentário já participou de onze festivais e mostras dentro e fora do Brasil onde ganhou o prêmio de público de Melhor Documentário e Menção Especial do Júri no 17º Festival de Cinemas e Culturas da América Latina de Biarritz em outubro do ano passado.  Foi um dos 14 filmes latinos selecionados neste festival entre os 170 inscritos.

Até o momento, o documentário foi exibido seis vezes na França. Sua estréia mundial foi no IDFA no 20º Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (o maior evento do gênero do mundo), abriu a mostra do cinema documental brasileiro “Vidas e Memórias do Brasil” na África em Moçambique no 3º Festival do Filme Dockanema (set 08), participou duas vezes do Festival É Tudo Verdade, uma em 2008 na mostra O Estado das Coisas e a segunda este ano na Première Cinemark com exibição em São Paulo no Shopping Eldorado.

Serviço:

Pré-estreia documentário Entre a Luz e a Sombra e debate
6/11, 18h30
TUCA da PUC de São Paulo, Rua Monte Alegre, 1024 

Compartilhe este artigo