Moradia será tema de debate em tribunal popular na Zona Sul

 

A atuação da Secretaria Municipal de Habitação em relação às políticas de moradia popular e às recentes desapropriações em favelas ocorridas na cidade será submetida a um “tribunal popular” nesta quinta (29/10). O Tribunal Popular sobre Moradia faz parte da programação do IV Fórum Social Sul, realizado por movimentos sociais e organizações da sociedade civil da Zona Sul de São Paulo e cidade vizinhas, com debates semanais desde 2 de outubro.

No júri popular, representantes da secretaria serão questionados sobre as políticas de habitação na presença de promotor, juiz, integrantes dos movimentos sociais e da comunidade. O objetivo é sensibilizar o  poder público com relação ao direito à moradia da população que vive em área de mananciais ou de ocupação irregular.

Fórum promove debates temáticos

O Fórum Social Sul é realizado desde 2004, a cada dois anos. O último, em 2007, reuniu cerca de quatro mil pessoas.

Neste ano é organizado por movimentos sociais, entidades, e representantes do Poder Público da região Sul de São Paulo, Embu, Itapecerica, Taboão, Embu-Guaçu, Grajaú, Cidade Ademar, Jardim Ângela, São Luiz, Campo Limpo e Capão Redondo. Tem como proposta ser um espaço debate, troca de experiências, articulação e formulação de propostas sócio-educativas, econômicas e políticas para melhorar as condições de vida na Zona Sul de São Paulo e municípios vizinhos. Em formato descentralizado, o fórum vem debatendo desde 2 de outubro, a cada semana, os temas Educação e Cultura, Meio Ambiente, Moradia e Manancial e Saúde e Qualidade de Vida.

O encerramento será no dia 30 de outubro com várias atividades previstas, com destaque para a entrega de todas as propostas reunidas nos debates do fórum para o Movimento Nossa São Paulo e autoridades presentes, a partir das 9h.

Serviço:

Tribunal Popular sobre Moradia
29/10, das 9h às 12h
Local: Rua Luís Baldinato, 09 no Jardim Ângela
Informações: www.forumsocialsul.org.br
5834-1319

Encerramento do IV Fórum Social Sul
30/10, das 9h às 22h, na Praça Santos Dias, Vila Remo

 

Compartilhe este artigo