Questionário sobre bem-estar para criança e adolescente está na internet

Crianças e adolescentes na faixa de 10 a 15 anos já podem opinar sobre o que consideram mais importante em relação ao bem-estar em São Paulo. Esse grupo de cidadãos vai se somar às 3.500 pessoas com 16 anos ou mais que até agora já responderam o questionário do IRBEM – Índicadores de Referência de Bem-Estar no Município. O objetivo é construir um conjunto de indicadores que vai ajudar a orientar ações da iniciativa privada e do poder público para que priorizem o bem-estar da população.

A versão do questionário para a faixa de 10 a 15 anos foi elaborada pelo grupo de trabalho Criança e Adolescente do Movimento Nossa São Paulo, com a colaboração da Secretaria Executiva e de jovens da Revista Viração. Para concluir a versão final do texto, foi realizado um teste com um grupo de crianças e adolescentes. Eles responderam as questões e em seguida fizeram sugestões para tornar a linguagem ainda mais adequada ao público dessa idade.

O secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, também assumiu o compromisso de aplicar os questionários do IRBEM em todas as escolas da rede pública, nas aulas de Informática Educativa. E algumas escolas particulares já se dispuseram a abordar o assunto em sala de aula.

A expectativa é que milhares jovens se engajem na campanha. “As crianças e adolescentes vão herdar a cidade em um futuro próximo e por isso também devem dar sua opinião”, afirma Maurício Broinizi , coordenador da Secretaria Executiva do Movimento Nossa São Paulo.

Além de ajudar na construção do Irbem, o preenchimento do questionário tem também um caráter pedagógico. Vale como um exercício sobre as escolhas que os cidadãos fazem, se eles priorizam ou não o bem-estar de todos na cidade.  Pode ser um ponto de partida para promover debates em sala de aula ou outras atividades fora da escola, que beneficiem a própria comunidade.
O questionário vai ficar disponível até 30 de setembro. Junto com o formulário on-line, há uma página com orientação para os educadores,  no caso do preenchimento ser feito em sala de aula ou em grupos ligados a projetos sociais.

As escolas e entidades interessadas em adotar o questionário como atividade pedagógica devem entrar em contato por e-mail pelo endereço zuleica@isps.org.br ou pelo telefone 3894-2408, na Secretaria Executiva do Movimento Nossa São Paulo.

Compartilhe este artigo