Mobilização do IRBEM chega à Igreja e às escolas da capital


A mobilização para a construção dos indicadores de bem-estar (IRBEM) em São Paulo vem ganhando parceiros das mais diversas naturezas, desde empresas a instituições como a Igreja Católica. Mais de 60 organizações da iniciativa privada e não-governamentais já aderiram, como C&A, Uninove, Natura, Telefônica, Banco Safra, Consulado Britânico, Fundação Telefônica, Instituto Ethos e Instituto Socioambiental. Até a tarde desta sexta-feira (14), mais de 3.300 pessoas já haviam preenchido o questionário on-line.

A partir da próxima semana, crianças e adolescentes de 10 a 15 anos também poderão ajudar a avaliar a qualidade de vida na cidade. A versão adaptada para este público foi elaborada pelo grupo de trabalho Criança e Adolescente do Movimento Nossa São Paulo. A expectativa é que milhares jovens se engajem na campanha. O secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, se comprometeu a aplicar os questionários em todas as escolas da rede pública, nas aulas de Informática Educativa, a partir de 17 de agosto. E algumas escolas particulares já se dispuseram a abordar o assunto em sala de aula.

Alguns exemplos de como as organizações e empresas estão engajadas na construção do Irbem:

– A igreja católica está distribuindo os questionários impressos nas missas. O Monsenhor Tarcísio falou sobre o Irbem durante o momento de aviso das missas realizadas na sua paróquia, a Nossa Senhora de Fátima da Vl Leopoldina. Na semana passada, durante um retiro no interior de São Paulo, cerca de 350 padres interromperam suas atividades para o preenchimento conjunto do questionário do Irbem. Além disso, os indicadores de bem-estar também serão pauta do próximo encontro de coordenadores das regiões, setores, pastorais, movimentos e associações com o Conselho Episcopal, que será realizado no dia 22 de agosto.

– O Greenpeace começa a divulgar, a partir desta terça-feira (11), uma nota chamando a atenção para o IRBEM a todos os colaboradores de São Paulo e da Grande São Paulo.

– A Eletropaulo publicou na rede interna de comunicação com os colaboradores diversas informações sobre o IRBEM e os estimulou a responder o questionário online. Mais de 5.300 pessoas foram envolvidas nesta ação. Além disso, 1.000 colaboradores que não têm acesso à Internet receberão o questionário impresso. A empresa avalia, ainda, a sugestão de publicar mensagens sobre o IRBEM nas contas de luz emitidas na capital paulista.

Cronograma

Após a primeira fase da construção do IRBEM, que se encerra em 30 de setembro, o Ibope vai selecionar o que for apontado como mais importante para o bem-estar dos cidadãos e  incorporar à pesquisa anual de percepção sobre a cidade, desenvolvida em parceria com o Movimento. Assim, em novembro, ao realizar a pesquisa anual, Ibope irá checar o nível de satisfação da população com os temas mais citados. No final de janeiro, por ocasião do aniversário de São Paulo, haverá o lançamento público do IRBEM. No final do processo, a proposta é que o IRBEM forme um conjunto de indicadores que sirva para orientar as ações do governo, de empresas e da sociedade tendo como prioridade o bem-estar das pessoas.

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