IRBEM: mais de 3 mil pessoas preencheram o questionário on-line


Versão impressa para quem não tem acesso à internet também está disponível


Mais de 3.000 pessoas já preencheram o questionário do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município). O questionário é a primeira fase do processo de construção do conjunto de indicadores que vai avaliar o nível de qualidade de vida do paulistano. O formulário contém 24 temas para o paulistano indicar o que considera mais importante para o seu bem-estar na cidade. A consulta pública vai até 30 de setembro.

Para cada um dos temas, a pergunta é: “O     que é importante para a sua qualidade de vida, para o seu bem-estar?”. Entre os temas abordados estão desde questões gerais como “educação”, “saúde”, “mobilidade” e “habitação”, até aspectos subjetivos como “valores pessoais e sociais”, “consumo”, “sexualidade”, “relações humanas” e “religião e espiritualidade”. Qualidade do sono, incentivo ao consumo moderado e sustentável, conservação de pontos turísticos e utilização da Internet são algumas das opções oferecidas para que a população considere como prioritário ou não.

Parceiros na mobilização

Para garantir ampla adesão da população, mais de 50 organizações da iniciativa privada e não-governamentais se tornaram parceiras da campanha de mobilização, com o compromisso de incentivar colaboradores a participarem. Entre elas, estão empresas como C&A, Uninove, Natura, Telefônica, Banco Safra, Consulado Britânico e organizações como Fundação Telefônica, Instituto Ethos e Instituto Socioambiental. A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo também se comprometeu a aplicar os questionários em todas as escolas da rede pública ainda em agosto. A versão adaptada para crianças de 10 a 15 anos foi elaborada pelo grupo de trabalho Criança e Adolescente do Movimento Nossa São Paulo. Um dos responsáveis pela nova redação é o Unicef.

Cronograma

Após a primeira fase, que se encerra em 30 de setembro, o Ibope vai selecionar o que for apontado como mais importante para o bem-estar dos cidadãos e  incorporar à pesquisa anual de percepção sobre a cidade, desenvolvida em parceria com o Movimento. Assim, em novembro, ao realizar a pesquisa anual, o Ibope irá checar o nível de satisfação da população com os temas mais citados. No final de janeiro, por ocasião do aniversário de São Paulo, haverá o lançamento público do IRBEM.
No final do processo, a proposta é que o IRBEM forme um conjunto de indicadores que sirva para orientar as ações do governo, de empresas e da sociedade tendo como prioridade o bem-estar das pessoas.

Compartilhe este artigo