Mais de mil pessoas preencheram o questionário do IRBEM

 

Cerca de 1.100 pessoas preencheram o questionário do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município). A participação por meio do questionário é a primeira etapa do processo de elaboração do conjunto de indicadores que vai funcionar como um termômetro do nível de qualidade de vida do paulistano. No formulário, elaborado em conjunto com os grupos de trabalho do Movimento Nossa São Paulo, os cidadãos indicam em 24 temas o que é mais importante para o seu bem-estar na cidade. A consulta pública vai até até 30 de setembro.

O questionário está disponível on-line no portal do Nossa São Paulo. Nesta semana, o Movimento começa a distribuir a versão impressa, que será entregue prioritariamente para os que não têm acesso à internet. Os interessados na versão impressa, também podem baixar e imprimir o questionário no formato pdf.

Para baixar o questionário, clique aqui (pdf, 439 kb)
Para baixar o questionário em alta resolução (ideal para impressão em gráfica), clique aqui (pdf, 1,12 mb)

Quem optar pela versão impressa não pode esquecer de devolvê-lo preenchido. As opções de devolução são as seguintes:
•    Entregar este material preenchido à pessoa ou organização da qual você o recebeu;
•    Devolvê-lo diretamente nos postos de recolhimento, dentre eles:
Zona Leste:  Igreja de São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 99, em Ermelino Matarazzo – Tel: 2546.4254 – falar com Luis França.

Zona Sul: Sociedade Santos Mártires, Rua Luis Baldinato, 9, no Jd Sônia Regina (Jd Angela)- Tel: 5831 – 9549 – falar com Sérgio Bosco.

Zona Oeste: Secretaria executiva do Movimento Nossa São Paulo, rua Francisco Leitão, 469, cj 1407, Pinheiros, CEP 05414-020. Tel: 3894-2400.
Centro: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660. Tel: 3151-2333 – ramal 130 – falar com Samantha Neves.

Parceiros na mobilização

Para garantir ampla adesão da população, diversas organizações estão se tornando parceiras da campanha de mobilização, com o compromisso de incentivar colaboradores a participarem. Mais de 40 organizações da iniciativa privada e não-governamentais já aderiram. Entre elas estão empresas como C&A, Uninove, Natura, Telefônica, Banco Safra, Consulado Britânico e organizações como Fundação Telefônica, Instituto Ethos e Instituto Socioambiental.

Os interessados em participar, podem preencher o questionário e estimular familiares amigos, vizinhos e colegas de classe e de trabalho a fazerem o mesmo. Para auxiliar na mobilização, há o material de campanha, como banner para internet, cartaz e folder.

Cronograma

Após a primeira fase, que se encerra em 30 de setembro, o Ibope vai selecionar o que for apontado como mais importante para o bem-estar dos cidadãos e  incorporar à pesquisa anual de percepção sobre a cidade, desenvolvida em parceria com o Movimento. Assim, em novembro, ao realizar a pesquisa anual, o Ibope irá checar o nível de satisfação da população com os temas mais citados. No final de janeiro, por ocasião do aniversário de São Paulo, haverá o lançamento público do IRBEM.

No final do processo, a proposta é que o IRBEM forme um conjunto de indicadores que sirva para orientar as ações do governo, de empresas e da sociedade tendo como prioridade o bem-estar das pessoas.

Compartilhe este artigo