Mobilização do IRBEM já conta com apoio de quase 40 organizações

O Movimento Nossa São Paulo iniciou na segunda-feira (15/6) uma ampla mobilização para a construção do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município). Os cidadãos paulistanos, por meio do formulário on-line, vão poder responder em 24 temas, o que é mais importante para sua a qualidade de vida e bem-estar na cidade. O questionário, elaborado em conjunto com os grupos de trabalho, ficará disponível até 30 de setembro.

O questionário é a primeira fase do processo de formulação do IRBEM e tem também um caráter pedagógico. “Pretendemos fazer com que a sociedade se debruce sobre o tema qualidade de vida e amadureça seu olhar sobre a vida e sobre a cidade”, afirmou Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo, em coletiva de imprensa.

Para garantir ampla distribuição do questionário, empresas, organizações e órgãos governamentais estão aderindo à mobilização. Até agora, cerca de 40 se comprometeram a participar da campanha. Entre os parceiros que já aderiram estão empresas como C&A, Uninove, Natura, Telefônica, Banco Safra, Consulado Britânico e organizações como Fundação Telefônica, Instituto Ethos e Instituto Socioambiental.

“Como empresa, também somos co-responsáveis pela cidade que queremos ter, então de alguma forma nós vamos mobilizar pessoas, colaboradores, para refletir sobre as escolhas que a gente vai fazer, o que considera mais ou menos importante para se sentir bem”, afirmou Susy Yoshimura, gerente de marketing da Natura.

A empresa de engenharia CH2M HILL vai envolver funcionários, famílias, parceiros, clientes e fornecedores. “Vamos fazer uma conscientização para a pessoa entender que a pesquisa vai ser para compreender o que é qualidade de vida para ela, para a família e no próprio ambiente de trabalho”, informou Vanessa Rodrigues Poeta, do setor de comunicação.

Fábio Riserio, da empresa Promon, ficou animado com a possibilidade de promover grupos de discussão com os funcionários, prestadores de serviço e aposentados. “Criar através do questionário essa movimentação vai ser muito mais rico do que simplesmente responder o questionário”, disse Riserio.

Além das empresas, o secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, se comprometeu em envolver os alunos e professores das escolas municipais nesta primeira fase do IRBEM. O questionário voltado para as escolas será adaptado para a faixa etária dos estudantes, com a contribuição do GT Criança e Adolescente do Movimento Nossa São Paulo.

Cronograma

Após a primeira fase, que se encerra em 30 de setembro, o Ibope vai selecionar o que for apontado como mais importante para o bem-estar dos cidadãos e  incorporar à pesquisa anual de percepção sobre a cidade, desenvolvida em parceria com o Movimento. Assim, em novembro, ao realizar a pesquisa anual, Ibope irá checar o nível de satisfação da população com os temas mais citados. No final de janeiro, por ocasião do aniversário de São Paulo, haverá o lançamento público do IRBEM.

No final do processo, a proposta é que o IRBEM forme um conjunto de indicadores que sirva para orientar as ações do governo, de empresas e da sociedade tendo como prioridade o bem-estar das pessoas.

Os interessados em participar, podem preencher o questionário e estimular familiares amigos, vizinhos e colegas de classe e de trabalho a fazerem o mesmo. Para auxiliar na mobilização, há o material de campanha, como banner para internet, cartaz e folder.

Compartilhe este artigo