“Movimento Nossa Zona Leste acompanhará audiências do programa de metas nas subprefeituras” – Gazeta Penhense

Francisco de Souza

Cerca de 100 pessoas se reuniram na última segunda-feira (16/3), no salão paroquial da Basílica de São Miguel Arcanjo, em São Miguel Paulista, para discutir as atividades e os próximos passos do Movimento Nossa Zona Leste. Criado por lideranças comunitárias da região em novembro do ano passado, o movimento tem como objetivo acompanhar e fiscalizar as ações dos governos municipal, estadual e federal no que tange aos investimentos públicos na Zona Leste. Inspirado no Movimento Nossa São Paulo, o “Nossa Zona Leste” vem recebendo muitas adesões.

O encontro foi pautado pelo programa de metas que deverá ser apresentado pela Prefeitura de São Paulo até 31 de março. Os grupos, que representam cada uma das subprefeituras da região, receberam a incumbência de mobilizar as comunidades e preparar as pautas de reivindicações para as audiências públicas regionais que devem ser realizadas durante os 30 dias seguintes à divulgação do programa de metas.

Maurício Broinizi, da secretaria executiva do Movimento Nossa São Paulo, lembrou da importância de trabalharmos com indicadores socioeconômicos para a construção de uma cidade mais justa e sustentável e pediu a todos que acompanhem as audiências públicas sobre o programa de metas. “É fundamental que estejamos lá para debater e questionar, se for preciso. Vocês terão que cobrar dos subprefeitos a marcação e a divulgação dessas audiências públicas. A lei veio para beneficiar a todos e é preciso fazer com que ela seja cumprida”, disse.

O coordenador do Nossa Zona Leste, Padre Antonio Marchioni, o Padre “Ticão”, lembrou ainda que o programa de metas a ser apresentado pelo prefeito terá que ser baseado nas propostas feitas durante a campanha eleitoral. Ele também sugeriu uma reunião com todos os 11 subprefeitos da Zona Leste após as audiências públicas. “Em nosso primeiro encontro, no dia 18 de agosto  do ano passado, no Salão Golden House, na Penha, o Kassab prometeu um hospital no Cangaíba. Isso terá que aparecer no programa de metas. Em maio, chamaremos os 11 subprefeitos para uma reunião de trabalho” disse Ticão.

No final foi dada à palavra aos representantes de cada subprefeitura, que pontuaram os trabalhos realizados pelas equipes até aquele momento. Os representantes da subprefeitura do Itaim Paulista informaram que já elaboraram a pauta de reivindicação, que será encaminhada ao subprefeito. Uma representante da subprefeitura de São Miguel cobrou a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) no Jardim São Vicente, no local onde antes funcionava um Sacolão da Prefeitura. Outro, de Guaianases, informou que o subprefeito Jorge Peres se mostrou interessado em participar dos debates, principalmente nas questões ligadas ao meio-ambiente. Ivan Ribeiro, da Associação dos Empresários da Ponte Rasa, do grupo da subprefeitura de Ermelino Matarazzo, disse que o trabalho está adiantado e lembrou que o Plano Diretor, que será revisto este ano, passará também por audiências públicas.

Leia: Prefeitura apresenta programa de metas até dia 31, garante secretário

Compartilhe este artigo