Paulistano dá nota abaixo da média para serviços públicos, mostra pesquisa Ibope

 

A maior parte dos serviços públicos de São Paulo teve pequeno aumento de avaliação em pesquisa de opinião com os moradores, mas continua com notas abaixo da média de 5,5. A segunda pesquisa “Viver em São Paulo”, divulgada na segunda quinzena de janeiro, foi realizada pelo Ibope por iniciativa do Movimento Nossa São Paulo. Em 1.512 entrevistas, moradores de 16 anos ou mais responderam quase 200 perguntas, entre os dias 18 e 29 de novembro de 2008.

Dos nove “serviços essenciais” pesquisados no levantamento – abastecimento de água, saneamento básico/esgoto, abastecimento de gás encanado, condições de moradia, habitação popular, segurança, saúde, educação, assistência social – seis se mantêm abaixo da média, como na primeira edição da pesquisa.  É o caso de condições de moradia, habitação popular, segurança, saúde, educação e assistência social, que tiveram médias entre 4,5 e 5,1.

Dos noves serviços, as piores médias ficaram com segurança pública, que passou de 4,2 na primeira pesquisa para 4,5 na segunda edição, e saúde, que teve aumento de 4,2 para 4,7.

Os serviços com avaliação acima da média foram abastecimento de água (média de 7,2), saneamento básico/esgoto (5,8) e abastecimento de gás encanado (5,9).

Outros serviços pesquisados pelo Ibope foram transporte coletivo, serviços de limpeza e urbanização e meio ambiente. Transporte coletivo manteve a nota 5,3, abaixo da média. Já dos cinco serviços de limpeza avaliados, três mantiveram nota acima da média e dois (Limpeza de canais, córregos e bueiros e controle de enchentes) continuam abaixo da média.

Em meio ambiente dos onze tipos de serviços pesquisados, cinco ficaram com avaliação abaixo da média – controle da poluição do ar  (4,0), acessibilidade para pessoas com deficiência (4,6), controle da poluição sonora (4,7), serviços de fiscalização ( 4,5) e controle da poluição da água  (5,3). Veja abaixo as notas médias dos serviços.

Veja a apresentação da pesquisa

Leia artigo: "Pesquisa indica potenciais a serem explorados"


MÉDIAS DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS- Fonte: pesquisa Ibope 1/09

Abastecimento de água    7,2
Saneamento básico/esgoto  5,8
Abastecimento de gás encanado  5,9
Condições de moradia    5,1
Habitação popular    5,0
Segurança pública   4,5
Serviço de saúde pública  4,7
Educação pública  5,1
Assistência social 4,9
Serviços de urbanização e meio ambiente  
Controle da poluição do ar   4,0
Acessibilidade para pessoas com deficiência  4,6
Controle da poluição sonora   4,7
Serviços de fiscalização   4,5
Controle da poluição da água    5,3
Conservação de calçadas   5,7
Controle da poluição visual  5,7
Arborização da cidade  5,8
Conservação e pavimentação de ruas e avenidas  6
Parques e áreas verdes  5,9
Iluminação pública  6,4
Transporte coletivo  5,3
Serviços de limpeza  
Recolhimento de lixo domiciliar  7,5
Coleta seletiva   6
Limpeza de ruas e avenidas   5,9
Limpeza de canais, córregos e bueiros   5,2
Controle de enchentes   4,9
Compartilhe este artigo