Publicação reúne 33 indicadores básicos de São Paulo e metas de gestão

 

Com objetivo de destacar o que deve ser priorizado pela Prefeitura em  serviços e equipamentos públicos, o Movimento Nossa São Paulo acaba de publicar o caderno com 33 “Indicadores Básicos da Cidade de São Paulo”. Do total de 140 indicadores disponíveis no Observatório Cidadão, os grupos de trabalho do Movimento selecionaram e reuniram na publicação os que consideram fundamentais para garantir a qualidade de vida da população.

Em 36 páginas, o caderno traz tabelas com os números distribuídos por subprefeituras, com destaque para a melhor e a pior colocadas por indicador, nas áreas de Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Habitação, Meio Ambiente, Orçamento, Saúde, Trabalho e Renda, Transporte e Violência.

Outro diferencial da publicação é o estabelecimento de metas de melhorias para cada indicador. Algumas metas estão estabelecidas para cada um dos 96 distritos da cidade, outras para cada subprefeitura. Os critérios que nortearam a escolha das metas apresentadas foram parâmetros aceitos internacionalmente como indicadores de boa qualidade vida; os bons indicadores já existentes em algumas subprefeituras da própria cidade; metas já estabelecidas por organizações, planos nacionais, etc. referências da área; propostas da sociedade civil reunidas pelo Movimento.

A expectativa é que em uma gestão de quatro anos seja possível alcançar a maior parte dos indicadores e metas estabelecidas na publicação, desde que os recursos sejam priorizados nos setores que estão mais deficientes.

Há, por exemplo, duas subprefeituras – Parelheiros e Perus –  com índice zero de leitos hospitalares, enquanto a subprefeitura da Sé, campeã no indicador, tem 24,29 leitos por mil habitantes. A meta neste indicador é de no mínimo 2,5 leitos hospitalares para essa faixa da população por subprefeitura.

O acervo de bibliotecas infanto-juvenis por habitante também é zero em subprefeituras como Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo e Vila Maria/Vila /Guilherme. A meta para esse indicador é de dois livros per capta em cada distrito.

Baixe aqui a publicação

Compartilhe este artigo