“Trânsito é principal problema de SP” – SPTV

 

O Movimento Nossa São Paulo foi tentar descobrir o que passa na cabeça de quem mora na metrópole.

O que o paulistano acha da cidade onde vive? O Movimento Nossa São Paulo, que tem uma grande luta pra melhorar a nossa cidade, foi tentar descobrir o que se passa na cabeça de quem mora nesta grande metrópole.

A ONG encomendou uma pesquisa que mostra que gostamos muito de São Paulo, mas não deixamos de ver os problemas da cidade. Entre eles está o trânsito.

Foram entrevistadas 1.512 pessoas, com idade acima de 16 anos, em todas as regiões da cidade. A pesquisa mostra que 70% dos paulistanos consideram São Paulo uma cidade boa ou ótima. Para o morador da capital, o problema começa mesmo na hora de sair de casa e entrar no carro ou pegar o transporte público.

Quando o assunto é trânsito, a reclamação já está na ponta da língua. A pesquisa, feita pelo Ibope a pedido do Movimento Nossa São Paulo, mostra que o morador da capital gasta uma média de duas horas e quarenta e sete minutos para se deslocar na cidade. Dezenove por cento dos entrevistados disseram que perdem de duas a três horas, por dia, nesse vai-e-vem. Não por acaso a nota média que o paulistano dá para o trânsito é muito baixa: 3,3.

Dezenove por cento dos paulistanos dizem que usam o carro todos os dias para andar pela cidade, parece que apenas por falta de opção. A pesquisa indica que 72% das pessoas deixariam de usar o carro se houvesse uma boa alternativa de transporte público.

O transporte coletivo recebeu uma avaliação média de 5,3, a mesma da conservação da frota de ônibus da capital.

Nos pontos de ônibus não é difícil entender a nota. “Eu estou aqui há uns 15 minutos esperando um ônibus, que não passa”, disse a passageira.

Para um dos idealizadores da pesquisa existem alternativas para resolver o problema do trânsito e transporte, e dinheiro suficiente para as ações.

“A carga tributária brasileira está ao nível dos países de primeiro mundo, mas nós temos hoje no Brasil, em geral, serviços públicos de quinta categoria. A gente percebe que a população passa a cada ano mais tempo no trânsito e, certamente, é um problema que tem que ser enfrentado com enorme prioridade pela administração pública”, disse Oded Grajew, idealizador da pesquisa.

Para finalizar, um dado mostra que o paulistano, como todo brasileiro, é um eterno otimista. Sessenta e três por cento dos moradores da capital dizem que a vida que levam é muito interessante.

“Não ou daqui. Sou do interior de Minas, mas estou realizada com a cidade. Estou satisfeita porque aqui estou ganhando minha vida”, falou a migrante.

Assista o vídeo incluído na reportagem

©Copyright 2009 Globo Comunicação e Participações S.A.

Compartilhe este artigo