Movimento presenteia São Paulo com lançamento de pesquisa e divulgação de indicadores

 

O Movimento Nossa São Paulo vai homenagear a capital paulista na véspera de seu aniversário, comemorado no dia 25, com o lançamento de três iniciativas que vão subsidiar o trabalho de todos os envolvidos em melhorar a qualidade de vida na cidade.

Observatório Cidadão Nossa São Paulo, um banco de dados digital sobre a cidade mantido pelo Movimento, acaba de ganhar a distribuição de 17 indicadores por distrito, além dos dados por subprefeituras. O observatório tem 140 indicadores no total em diversas áreas como saúde, educação, trabalho e renda, segurança, entre outros, mas nem todos estão disponíveis pelas divisões administrativas do município. Os que recebem agora dados para os 96 distritos são saúde, educação, acidente de trânsito e habitação. O objetivo é obter fontes de informação e separar por distrito todos os 140 indicadores.
 
O anúncio da novidade no observatório será feito publicamente nesta quinta (22/1), em evento no Sesc Consolação, no qual o Movimento também vai lançar uma publicação com os indicadores considerados fundamentais para a qualidade de vida em São Paulo. Os indicadores foram selecionados pelos Grupos de Trabalho que compõem o Movimento. A publicação apresentará cada um deles nas áreas de Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Habitação, Meio Ambiente, Orçamento, Saúde, Trabalho e Renda, Transporte e Violência. Os números vão estar distribuídos por subprefeituras, com destaque para a melhor e a pior colocadas por indicador, além da meta ideal a ser atingida.


Pesquisa Ibope

No evento também haverá a divulgação dos resultados da segunda edição da pesquisa Ibope “Viver em São Paulo” que aborda o ponto de vista dos paulistanos com relação à realização pessoal, a administração municipal e os serviços públicos oferecidos. 

No levantamento foram realizadas quase 200 questões com 1.512 moradores da cidade com 16 anos ou mais, entre os dias 18 e 29 de novembro.

Com relação à realização pessoal, 63% dos entrevistados responderam que consideram sua vida “muito interessante”; 26% afirmaram que “ter dinheiro” os tornariam mais realizados. “Ter um emprego melhor” aparece em segundo lugar, com 16%.

Sobre a vida em São Paulo, 26% dos entrevistados afirmaram que as “oportunidades” que a cidade oferece é o aspecto mais positivo da vida na capital paulista. Em segundo lugar ficou “mercado de trabalho” (16%), seguido por  “lazer e entretenimento” (13%);

“Violência” e “criminalidade” lideram o ranking dos aspectos negativos da cidade, com 58%. Em seguida aparece o “trânsito”, com 12%.

O ranking das instituições mais confiáveis, a avaliação do atual prefeito e as subprefeituras melhores e piores avaliadas estão entre as conclusões que serão apresentadas no evento de quinta-feira. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Serviço:
Lançamento  de publicação com indicadores e da 2ª edição pesquisa Viver em São Paulo
22 de janeiro, 10h30
Teatro Anchieta do Sesc Consolação. O endereço é Rua Doutor Vila Nova, 245.


 

Compartilhe este artigo