“Óleo para reciclagem rende produto de limpeza em Florianópolis” – Pauta Social

 

Comércio e condomínios receberão o produto em troca de óleo

Programa que já evitou o descarte inadequado de milhares de litros de óleo, agente poluidor e que pode provocar problemas na infraestrutura de saneamento das cidades, o ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), passa a oferecer um estímulo extra para quem destina o produto para reciclagem. A partir deste mês, estabelecimentos comerciais e condomínios poderão receber produtos de limpeza em troca do óleo entregue ao programa.

Os produtos distribuídos serão detergente, água sanitária, sabão em pasta e sabão em pedra. O número de unidades recebidas depende da quantidade de óleo que o estabelecimento entrega ao programa. A troca, segundo a coordenadora técnica do ReÓleo, Mirtes Jantsch da Silveira, é automática. “A ACIF calcula quantos litros de óleo o estabelecimento entregou para o projeto no final de cada mês e entrega, na coleta seguinte, os produtos de limpeza”, explica.

Estabelecimentos que não são associados à Acif deverão assinar um contrato de doação de óleo ao projeto por um período de dois anos. Os associados também assinam um contrato, porém ficam livres para rescindir o documento a qualquer instante. Esse contrato ainda oferece outra vantagem aos associados da entidade: caso queiram adquirir uma quantidade maior de produtos, fora os recebidos na troca, ganham um desconto especial para a compra extra.

Interessados em participar do programa, associados ou não à entidade, devem se cadastrar pelo site na internet: www.reoleo.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (48) 3224-3627.

O ReÓleo é um programa criado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) com o objetivo de destinar adequadamente os resíduos de óleo vegetal produzidos por bares e restaurantes da ilha. O projeto contabiliza em seu cadastro oficial, até o momento, 27 estabelecimentos da Capital.

As primeiras ações do programa iniciaram na Lagoa da Conceição, no final dos ano 90. De lá para cá, alunos da rede pública de ensino, empresários e donos de estabelecimentos em Florianópolis têm fortalecido o programa. A empresa paranaense Ambiental Santos, que produz o detergente e o sabão em pasta entregues pelo programa, é também responsável pela coleta e reciclagem dos resíduo

Compartilhe este artigo