Movimento Nossa São Paulo apresenta 2ª edição da pesquisa Ibope “Viver em São Paulo”

 

O paulistano está satisfeito com seu estilo de vida, experimenta momentos de intensa alegria e está otimista quanto à realização de suas conquistas, apesar de considerar que especialmente a violência e o trânsito prejudicam diretamente sua qualidade de vida na cidade. Para os que ainda não chegaram lá, ter mais dinheiro é a grande ambição. Essas são algumas das conclusões da 2ª edição da Pesquisa Viver em São Paulo, promovida pelo Movimento Nossa São Paulo e realizada pelo Ibope.

As respostas para outras centenas de perguntas aplicadas pelo Ibope serão apresentadas no dia 22 de janeiro, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, na Rua Doutor Vila Nova, 245. Os resultados revelam um diagnóstico da percepção dos que vivem na cidade sobre os mais variados aspectos da administração municipal e dos serviços públicos oferecidos. 

Entre as quase 200 questões apresentadas a 1.512 moradores da cidade com 16 anos ou mais, entre os dias 18 e 29 de novembro, diversas abordam aspectos que revelam o bem-estar e a qualidade de vida dos paulistanos.

Com relação à realização pessoal,  63% dos entrevistados responderam que consideram sua vida “muito interessante”; 26% afirmaram que “ter dinheiro” os tornariam mais realizados. “Ter um emprego melhor” aparece em segundo lugar, com 16%.

Sobre a vida em São Paulo, 26% dos entrevistados afirmaram que as “oportunidades” que a cidade oferece é o aspecto mais positivo da vida na capital paulista. Em segundo lugar ficou “mercado de trabalho” (16%), seguido por  “lazer e entretenimento” (13%);

“Violência” e “criminalidade” lideram o ranking dos aspectos negativos da cidade, com 58%. Em seguida aparece o “trânsito”, com 12%.

O ranking das instituições mais confiáveis, a avaliação do atual prefeito e as subprefeituras melhores e piores avaliadas estão entre as conclusões que serão apresentadas no evento de quinta-feira. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

No evento, também haverá o lançamento da uma publicação com os Indicadores considerados fundamentais para a qualidade de vida em São Paulo, selecionados pelos Grupos de Trabalho que compõem o Movimento.  A publicação apresentará cada um deles nas áreas de Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Habitação, Meio Ambiente, Orçamento, Saúde, Trabalho e Renda, Transporte e Violência. Os números vão estar distribuídos por subprefeituras, com destaque para a melhor e a pior colocadas por indicador, além da meta ideal a ser atingida.

Serviço:
Lançamento 2ª edição pesquisa Viver em São Paulo – Movimento Nossa São Paulo e Ibope
22 de janeiro, 10h30
Teatro Anchieta do Sesc Consolação. O endereço é Rua Doutor Vila Nova, 245.
                                                                                                                                        

Compartilhe este artigo