Abaixo-assinado pelo diesel com menos enxofre recebe novas adesões

 

A mobilização para a coleta de assinaturas do abaixo-assinado pelo diesel com menos enxofre continua. Até agora houve mais de 1.500 adesões de pessoas físicas e jurídicas.

Entre as autoridades e personalidades que já assinaram o abaixo-assinado estão Adib Jatene, Eduardo Jorge, Dom Odilo Scherer, Abram Szajman, Alencar Burti, Raí, Ana Moser, Maria Alice Setúbal, Almir Pazianoto, Barbara Gancia, Dalmo Dallari, Elcio Anibal de Lucca, Fabio Feldman, Fábio Konder Comparato, Frei Betto, Israel Klabin, Ricardo Young e Sérgio Leitão. Também fazem parte da lista organizações sociais e empresas, dentre elas Associação Paulista de Medicina, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Associação Comercial de São Paulo, Associação Latino-Americana de Bureau de Crédito (ALACRED), ONG Doutores da Alegria, Fleury Medicina e Saúde, Grupo Pão de Açúcar, Greenpeace e Ashoka do Brasil.

O objetivo é conseguir o maior número de assinaturas possível para pressionar autoridades federais, direção das empresas petrolíferas e das montadoras de veículos a tomar medidas para cumprir a resolução 315/2002 do Conama, que determina a concentração máxima de enxofre no diesel a 50 partículas por milhão, a partir de janeiro de 2009.
Atualmente, a concentração de enxofre no diesel nas áreas urbanas em geral é de 2.000 partículas por milhão e nas regiões metropolitanas é de 500, equivalente a 50 vezes mais do que os padrões internacionais.

A coleta de assinaturas é iniciativa de onze organizações da sociedade civil: Movimento Nossa São Paulo, Instituto Akatu, Greenpeace, Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, SOS Mata Atlântica, Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil, Instituto O Direito por um Planeta Verde e Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (ABRAMPA).

Cidadãos e organizações interessados em aderir ao abaixo-assinado devem enviar e-mail para zuleica@isps.org.br, em nome de Zuleica Goulart.

Veja a íntegra do abaixo-assinado

Veja as adesões até o momento: Organizações/Empresas Pessoa Física

 

Compartilhe este artigo