Ministro do Meio Ambiente, secretários de governo e parlamentares participam do seminário SP-Amazônia

 

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e a senadora Marina Silva estão entre os participantes do seminário “Conexões Sustentáveis: São Paulo – Amazônia”, que será realizado nos dias 14 e 15 de outubro.  A proposta do evento é levar a sociedade paulistana e o poder público a refletirem sobre a responsabilidade que a cidade de São Paulo tem em relação à degradação atual da floresta e a preservação dos recursos naturais, comunidades locais, produtos e serviços.

Marina estará presente na abertura do seminário, dia 14, às 9h, da qual também vão participar o secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, a deputada federal Janete Capiberibe, que é presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, e o deputado federal José Sarney Filho, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista.

O ministro Carlos Minc vai marcar presença no dia 15, às 11h, no momento de assinatura dos pactos públicos com empresários e candidatos ao segundo turno em São Paulo, para garantir a distribuição, comercialização e consumo sustentáveis de produtos da Amazônia. Serão feitos pactos referentes às cadeias produtivas de soja, madeira, carne e setor financeiro.

No primeiro dia do seminário haverá a apresentação de um estudo que revelará como ocorre a exploração predatória da floresta e a distribuição dos produtos da Amazônia por cadeias produtivas, principalmente em São Paulo. O evento também terá a apresentação de experiências sustentáveis de produção e comercialização de produtos da região.

A iniciativa é do Movimento Nossa São Paulo e do Fórum Amazônia Sustentável – duas redes formadas por organizações da sociedade civil, movimentos sociais e empresas. O seminário será realizado no Auditório do Espaço Promon, na Avenida Juscelino Kubitschek,1830, Vila Nova Conceição.

A cidade de São Paulo é o maior centro consumidor e distribuidor de produtos da Amazônia. Só de madeira, tem participação de 20% no consumo total brasileiro. Ao mesmo tempo, a capital paulista se beneficia dos recursos da floresta, que é responsável por 70% do índice de chuvas na cidade nas estações mais úmidas. No mês de agosto, o desmatamento da floresta mais que dobrou em relação a julho, atingindo 756 km2 (o equivalente à metade da área da cidade de São Paulo), conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

As inscrições para o seminário estão encerradas.

Serviço:
Seminário Conexões Sustentáveis: São Paulo – Amazônia
Data: 14 e 15 de outubro de 2008
Local: Auditório do Espaço Promon – Avenida Juscelino Kubitschek,1830, Vila Nova Conceição

Veja a programação

Compartilhe este artigo