Movimento passa a divulgar o que acontece na Câmara de SP


A partir desta terça-feira (23/9), o portal do Movimento Nossa São Paulo passa a prestar à sociedade paulistana um novo serviço de informação, o Nossa São Paulo na Câmara, que divulgará os fatos relevantes que acontecem no Legislativo Municipal. O objetivo do espaço, porém, vai além da veiculação das notícias. A proposta principal é dar à Câmara Municipal o máximo de transparência. E, com isso, estimular o cidadão e as organizações sociais a acompanhar a atuação dos vereadores e, quando necessário, se fazer presente para pressionar pela aprovação de leis de interesse da cidade, cobrar posicionamentos e apresentar propostas e projetos – embora muita gente não saiba, isto é possível.

Para cumprir essa tarefa, o Movimento destacou um jornalista que, desde o início de setembro, vem freqüentado a Câmara e coletando dados para futuras reportagens.

Nesses primeiros dias de contato com vereadores, assessores e funcionários, já foi possível confirmar a pouca participação da sociedade nas decisões de seus representantes. Em geral, o engajamento dos cidadãos tem se limitado a projetos específicos, que envolvem apenas os diretamente beneficiados ou prejudicados pela sua aprovação. 

Outro consenso nas opiniões coletadas é que a cobertura da imprensa também sofreu modificações ao longo dos últimos anos, deixando de estar presente no dia-a-dia do Poder Legislativo municipal.

Na avaliação da assessoria de imprensa da presidência da Casa, o interesse jornalístico sobre a Câmara não diminuiu. O que houve foi um “enxugamento” nas redações das empresas de comunicação e, como conseqüência, a redução dos chamados “setoristas”. Além disso, segundo a assessoria, os jornalistas têm acesso direto aos celulares dos vereadores e dispõem das informações veiculadas no site e na TV Câmara. Ou seja, não precisariam mais vir ao Palácio Anchieta, sede do Poder Legislativo Municipal, com tanta freqüência.

A assessoria considera, ainda, que a cobertura da imprensa, em geral, é cíclica, aumentando e diminuindo de acordo com o interesse jornalístico sobre alguns temas. Eleições municipais, posse do prefeito e dos vereadores, escolha da mesa diretora, primeira sessão de cada semestre legislativo e votações da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento seriam os momentos de maior interesse por parte da mídia.

Cobertura inicial terá como foco o funcionamento da Casa e o Orçamento de 2009

Neste período em que os vereadores estão envolvidos com campanha eleitoral e o ritmo de trabalho na Câmara cai bastante, a coluna vai divulgar informações básicas para o cidadão compreender o funcionamento da Casa.

As primeiras reportagens visam explicar as funções do Legislativo, os caminhos que percorrem um projeto de lei e as formas que a sociedade tem para participar e influenciar nas decisões.

Também já está prevista uma ampla divulgação sobre a tramitação do orçamento da cidade, que o Executivo deverá encaminhar à Câmara até o dia 30 de setembro. A idéia é disponibilizar as informações para que os paulistanos e suas organizações possam participar desse importante debate, que definirá o quanto a próxima administração (independentemente de quem seja eleito) poderá investir em educação, saúde, meio ambiente, em cada uma das 31 subprefeituras.

A experiência dos próximos três meses será uma fase preparatória para que no início de janeiro, com a posse dos novos vereadores, a coluna Nossa São Paulo na Câmara traga notícias diárias do Poder Legislativo da cidade.

Um trabalho que vai se beneficiar da importante contribuição do GT (Grupo de Trabalho) de Acompanhamento da Câmara, formado pelas entidades Artigo 19, Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia e Movimento Voto Consciente.

Mais notícias da Câmara

 

Compartilhe este artigo