Indicadores sociais da Zona Leste são tema de palestra

 


Moradores e lideranças da Zona Leste II estão convidados a assistir a apresentação do professor e economista Odilon Guedes, integrante do Movimento Nossa São Paulo, sobre os indicadores sociais da Leste II disponíveis no Observatório Cidadão Nossa São Paulo. A Zona Leste II compreende sete regiões de subprefeituras de São Paulo: Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo, Penha, Cidade Tiradentes, Guaianazes e Itaquera. A palestra será neste sábado (20/9), às 14h30, no Salão da Catedral de São Miguel Arcanjo, na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 11.

O economista também vai falar sobre a emenda 30 à Lei Orgânica Município, que obriga os próximos prefeitos a apresentar um programa de governo em até 90 dias após a posse, com metas para cada um dos 96 distritos da cidade.

O objetivo da palestra é levar as lideranças e moradores da Zona Leste a conhecerem melhor a região onde vivem para que possam cobrar do poder público políticas para melhorar as condições de vida na área. Mais informações com Luis França, pelo e-mail franca-luis@uol.com.br ou telefone 7194.4426.

Alguns indicadores da Zona Leste:

  • Cidade Tiradentes tem o pior indicador de abandono do Ensino Médio na rede pública da cidade: 11,81%.
  • Em Ermelino Matarazzo, não há uma só unidade ou equipamento esportivos públicos.
  • Em Guaianazes as carências na área da Cultura são acentuadas: o indicador de centros culturais, espaços e casas de cultura é zero.
  • Na subprefeitura do Itaim Paulista, o problema do desemprego é latente: a taxa média é de 21,48%, entre as piores da cidade.
  • Em São Mateus, a renda média proveniente do trabalho é de R$ 864, a segunda mais baixa.
  • Itaquera é uma das campeãs no número de internações por infecção respiratória aguda de crianças de 0 a 4 anos na rede pública, com a marca de 27,73 por mil habitantes.
  • Cidade Tiradentes é recordista em gravidez precoce: 19,68% dos nascidos vivos tinham mães com 17 anos ou menos.

     

  • Compartilhe este artigo