Candidatos a prefeito se reuniram em encontro na Zona Sul de SP

 

Temas como educação, saúde, transporte, meio ambiente e moradia foram abordados por quatro candidatos à Prefeitura de São Paulo  – Geraldo Alckmin (PSDB), Ivan Valente (PSOL), Renato Reichmann (PMN) e Soninha Francine (PSB) – em encontro na Zona Sul da cidade, promovido pelo Movimento Nossa São Paulo e o Fórum Social Sul.  Marta Suplicy (PT), Paulo Maluf (PP) e Gilberto Kassab (DEM) também foram convidados, mas alegaram problemas de agenda e não compareceram.  

Os candidatos responderam a perguntas elaboradas por organizações sociais para um público de cerca de 700 pessoas, entre integrantes de movimentos sociais, líderes comunitários, universitários e professores, além de moradores da região. Além disso, receberam documentos com as propostas das entidades locais para melhorar a qualidade de vida na periferia da Zona Sul.

Leia também: "Infra-estrutura, lazer e regularização de áreas são soluções para extremo sul" – Folha de S.Paulo

Com relação à educação, os candidatos falaram sobre a importância de capacitar os professores, melhorar os salários, reduzir a superlotação nas salas de aula e garantir vaga das crianças nas creches e pré-escolas e de reduzir a defasagem de aprendizado dos alunos.

Para a candidata Soninha, de imediato é preciso “compartilhar as boas experiências nas várias escolas” e fazer  “um esforço em mutirão, mobilizar a cidade inteira para diminuir a defasagem, porque só daí por diante a gente consegue avançar em conhecimento de  geografia, história, meio ambiente e cultura política”.

No tema saúde, a pergunta aos candidatos foi sobre gravidez precoce, já que na região Sul, Parelheiros  tem 19,49% das crianças que nascem com mães de até 17 anos, o segundo pior índice da cidade. Os dados são do Observatório Cidadão Nossa São Paulo.

Renato Reichmann disse que faltam opções de lazer aos adolescentes para que eles possam canalizar a energia. “Infelizmente, na periferia as opções de lazer são péssimas. Um menino e uma menina de 12,13 anos, com todos os hormônios funcionando, não há o que eles fazerem, nós sabemos como é que eles vão queimar essa energia.” A solução segundo o candidato é abrir as escolas no fim de semana como alternativa de lazer.

Soninha concordou que é preciso opção de lazer, mas também orientação e informação sobre métodos contraceptivos  e, principalmente, possibilitar que os jovens tenham um projeto de vida e auto-estima reforçada para que cuidem da própria saúde. “Se a gente realmente contribuir  para a construção de projetos de vida a gente ajuda a evitar uma vida sexual infeliz e irresponsável que resulte, entre outras coisas,  em uma gravidez não desejada.”

Alckmin falou sobre saúde como um todo. De acordo com o candidato, é preciso melhorar o atendimento inicial nas “UBS [Unidades Básicas de Saúde], o programa de saúde da família, com saúde bucal e mental, e referenciado [integrado] a um centro de especialidades em cada região e a um hospital regional”.

Ivan Valente voltou a declarar que é contrário à privatização da saúde, e que é preciso universalizar o atendimento do SUS , “público, gratuito e de qualidade”, como está escrito na Constituição de 88.

Na resposta sobre transporte, os candidatos afirmaram que é preciso reforçar o transporte público e reduzir as distâncias entre trabalho e residência. Ivan Valente disse que é preciso investir no metrô, tarefa do governo estadual, e que vai subsidiar a tarifa do transporte coletivo em São Paulo até chegar a valor próximo de zero.

Reichmann ressaltou que melhorar o transporte exige “uma somatória de soluções, a curto médio e longo prazos”. E prometeu uma medida imediata, se eleito: “dez minutos após eu assumir a prefeitura passa a valer a tarifa reduzida, de 8h às 5h da tarde, em vez de pagar R$2,30 custa R$1,70. Desbloqueia uma parte do trânsito, da carga no sistema de transporte, para o horário de menos carga. As próprias empresas vão ter interesse em reorganizar seus horários".

Sobre a coleta seletiva, os candidatos comentaram que é preciso ampliar a reciclagem, que hoje está em torno de um por cento do lixo produzido na cidade, e que é preciso investir em centrais de reciclagem e apoiar as cooperativas, os catadores, o que gera empregos.

Com relação à preservação da área de mananciais, os participantes do encontro afirmaram que é preciso tratar o esgoto que polui as fontes de água potável e reduzir o excesso de população morando nas áreas de mananciais, das represas Billings e Guarapiranga. Na opinião de Alckmin, é preciso fazer um “esforço metropolitano de tratamento de esgoto”, recuperar as bordas das represas e urbanizar.

Para Soninha e Ivan Valente é preciso ter cuidado para não estimular o aumento das ocupações nessas áreas com a construção do Rodoanel e mais estações de trem, por exemplo. Uma maneira de reduzir a população nessas áreas, segundo Ivan Valente, é fazer valer a função social da propriedade, com o estímulo à moradia nos imóveis desocupados no centro da cidade.


 

Compartilhe este artigo