Jovens estudantes assistiram ao debate

 

Colaboração – Rafael Biazão, do Projeto Revista/Viração

Nada melhor do que jovens estudantes para acompanhar o debate sobre educação, e eles estavam em um numero razoável na platéia. Na mesa de observação também tínhamos um representante, Natiele Souza Santos da Rede Tecer o Futuro e estudante do terceiro ano do ensino médio. Abaixo, algumas entrevistas com jovens sobre o evento.

Franciellen Cristina de Souza, 17 anos
Você veio aqui hoje por alguma instituição ou de forma autônoma, e por que você veio?

Vim aqui pelo projeto da Fundação Tide Setubal, de São Miguel no Ar, porque queria saber mais, para estar ciente das propostas dos políticos e o que estão planejando.

Você já conhecia o movimento Nossa São Paulo ou é a primeira vez que você esta participando?
É a primeira vez que participo, havia participado na elaboração das propostas, e acompanhado pela mídia, mas em evento é a primeira vez.

O que você espera ouvir hoje aqui?
Espero ouvir boas propostas, sérias e objetivas e que eles coloquem em prática as propostas, que seja algo benéfico ao povo, aos jovens, que seja bom para a educação.

Joana Elisa Nunes dos Santos, 18 anos
O que você espera de hoje?
Espero não ver os candidatos se atacando e sim propondo, ver o que eles pretendem fazer.

Qual você acha que é a prioridade para São Paulo?
Acho que educação e saúde, que são coisas carentes onde moro.

Mayara Evangelista, coordenadora na Fundação Tide Setúbal
Qual o intuito de você estar trazendo os jovens para assistir o evento aqui no Nossa São Paulo?
Primeiro porque já fazemos um trabalho em nossa comunidade em São Miguel. Mas, antes disso, nós somos moradores de São Paulo, e estamos nos juntando ao movimento Nossa São Paulo em prol de uma cidade melhor.  Os meninos de educomunicação estão fazendo cobertura, e eles estão procurando saber mais, para colocar mais coisas nas rodas de conversa.

Qual importância que você vê no voto facultativo?
O pessoal do projeto que está nessa idade demonstra o desejo de votar, e eu acho isso muito importante, tem que votar, tem que exercer o papel de cidadão, dar nossa contribuição.

Você acha que o pessoal já conhece bem os candidatos para estar votando ou tem muita coisa a conhecer ainda?
Ainda tem muito a conhecer. Nas campanhas eleitoras eles só passam o que querem, devemos ver a fundo o que eles fizeram, quem foram, por que a maioria das pessoas não sabe o que esses candidatos já fizeram lá atrás. Por isso, devemos buscar saber melhor quem é cada um antes de votarmos.

 

Compartilhe este artigo