Voto Consciente adota novos critérios na avaliação dos vereadores

 

O Movimento Voto Consciente divulgou nesta quinta-feira (21/08) a avaliação dos vereadores de São Paulo.  Há 21 anos, a ONG que integra o Movimento Nossa São Paulo divulga a avaliação com o objetivo de informar a população sobre o desempenho dos representantes dos paulistanos na Câmara Municipal. Dos atuais 55 vereadores, 53 concorrem novamente à vaga nas próximas eleições de outubro.

De acordo com Sonia Barboza, coordenadora dos voluntários da Câmara Municipal, este ano o Movimento Voto Consciente adotou alguns novos parâmetros e descartou outros, a fim de dar condições para que a avaliação dos candidatos tenha como base apenas critérios objetivos e importantes à sociedade.

 “Tudo o que resultava em mais clareza e maior importância para a população foi reformulado. É o caso dos projetos de lei. Anteriormente, o critério era o número de projetos sancionados. Mas isso não dava garantias de que a vida dos paulistanos iria melhorar. Agora, o critério é o impacto que eles têm na cidade, em um bairro ou mesmo em um determinado grupo. Analisamos mais de 1.300 documentos sob esse ponto de vista”, diz Sonia.

 Segundo a coordenadora, também deixaram de existir os critérios “fiscalizador” – que geralmente refletia apenas a participação da oposição – e a “avaliação dos membros do Movimento Voto Consciente” – por ser subjetivo. Ao todo, continuam sendo sete critérios: presença nas comissões; fidelidade partidária; resposta a pedidos de informação; presença nas votações nominais; impacto dos Projetos de Lei; conteúdo informativo do site; coerência.

O aspecto coerência se refere a como os vereadores legislaram nas áreas declaradas por eles como prioritárias. “Analisamos detidamente, com ajuda da imprensa, inclusive, se os políticos cumpriram o que se propuseram a fazer”, diz Sonia Barboza.

Em breve a avaliação vai estar disponível no site do Voto Consciente

 

Compartilhe este artigo