Lideranças da Zona Leste destacam importância do encontro com candidatos


A realização do encontro com candidatos à Prefeitura de São Paulo realizado na segunda-feira, 18 de agosto, teve repercussão positiva entre lideranças e moradores da Zona Leste.

“Pela primeira vez consegue-se fazer esse tipo de encontro, encontrar os candidatos ao mesmo tempo para emitir suas opiniões a respeito do que a gente vê como prioridade para a região Leste”, afirmou Sacha Arcanjo, cantor e compositor que participa do Movimento Popular de Arte do bairro São Miguel.

Para Maria de Fátima Rodrigues, da comunidade Kolping de São Francisco Guaianazes, o evento é um exercício de democracia. “É um processo democrático aonde os representantes da sociedade civil organizada começam a ver qual o comprometimento de cada um [dos candidatos]. Uma coisa é quando falam na televisão ou em jornal, é muito superficial. Quando a gente olha tête-à-tête, a gente vê até onde é verdade de fato o compromisso que ele está assumindo. Para nós é um processo de aprendizado.”

O morador de Ermelino Matarazzo Erick Ismael também ressaltou a importância do encontro como exercício de participação. “Tudo isso representa muito mais do que vir aqui e ouvir as propostas. Isso é democracia, direito de se expor e de participar ativamente da política.”

O padre Antônio Marchioni (conhecido como Padre Ticão), que atua em Ermelino Matarazzo, afirmou que a Lei do programa de metas traz uma nova motivação nessas eleições. “A grande questão é a população se apropriar, a partir dessas regras do plano de metas, da administração pública. Por isso, houve a grande motivação de fazer o primeiro debate histórico na região com os candidatos. E que eles possam olhar aqui para esse fundo da Zona Leste.”

O padre se referiu à emenda 30 da Lei Orgânica, que obriga o próximo prefeito apresentar um programa de metas quantitativas para os distritos da cidade.

O evento atraiu a presença de aproximadamente 500 pessoas, que ouviram oito dos 11 concorrentes ao Executivo responderem a perguntas sobre educação, saúde, geração de trabalho e renda e o Programa de Metas. O padre Ticão apresentou as perguntas e as propostas da Zona Leste aos candidatos, sempre relacionando-as com os principais indicadores da região nos quatro temas. As perguntas foram elaboradas pelo Movimento Nossa Zona Leste II, que reúne cerca de 40 organizações de Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Guaianazes, Itaquera, São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Penha. O Movimento Nossa Zona Leste II organizou o evento, em conjunto com o Movimento Nossa São Paulo.

Duas mesas de observadores, com lideranças da sociedade civil e professores universitários, foram compostas para assistir à exposição dos candidatos. O professor e economista Odilon Guedes fez parte de uma das mesas. Na visão de Guedes, foi importante a apresentação dos indicadores para que a comunidade vá conhecendo a realidade de sua região e possa reivindicar mais igualdade em relação a outras áreas da cidade com melhores indicadores.

Veja as propostas conjuntas do Movimento Nossa Zona Leste II para os candidatos

 

 

 

Compartilhe este artigo