“Prefeitura de SP quer relação de grafites que devem ser preservados” – Portal G1

 

Idéia é que grafiteiros determinem painéis que serão preservados como obras de arte.
Proposta divide opiniões entre artistas de rua

Luísa Brito
 

A Prefeitura de São Paulo vai pedir aos grafiteiros que façam uma relação dos painéis que devem ser protegidos na cidade de São Paulo e não corram o risco de serem apagados por engano.

De acordo com o secretário de Coordenação de Subprefeituras, Andrea Matarazzo, a idéia é pedir aos grafiteiros que façam uma comissão para decidir as obras que devem ser preservadas. “Seria importante eles fazerem isso e a manutenção dos grafites para preservar como uma obra de arte”, afirmou.

A idéia surgiu depois de um painel pintado pela dupla OsGemeos, como se intitulam os irmãos grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo, ter sido apagado por uma empresa terceirizada que prestava serviço para a prefeitura. O painel de mais de 700 metros quadrados ficava na alça de acesso à Avenida 23 de Maio, na região central de São Paulo. Matarazzo deve falar sobre a elaboração da lista em uma reunião que terá com a dupla, provavelmente em setembro, segundo disse Gustavo Pandolfo.

Segundo o secretário, depois de elaborada a lista, a prefeitura passará as informações para as empresas terceirizadas que fazem o serviço de conservação de logradouros públicos. A secretaria também mapeou grafites que estão deteriorados e quer encontrar as pessoas que fizeram o trabalho para restaurá-lo.

Gustavo Pandolfo, de 34 anos, disse que já pediu ao prefeito Gilberto Kassab (DEM) que preservasse os painéis existentes na cidade, numa reunião que teve com ele após o problema do trabalho apagado. Segundo Pandolfo, a proposta de fazer uma relação das obras que devem ser protegidas é algo a ser analisado. “As grafitagens mais importantes já apagaram, tem muito pouco para preservar”, afirmou. Para ele, a restauração permanente das obras depende de apoio da prefeitura ou de um patrocinador, pois fica oneroso para o artista arcar com os custos sozinho.

‘É só parar de apagar’

“Para preservar é só parar de apagar os grafites que existem na cidade. A gente pinta e é para durar o tempo que for”, opina o grafiteiro Luciano Resende, de 33 anos, o Graphis, para quem é difícil elaborar uma relação de quais trabalhos merecem ser preservados. “Não apagando nenhum a prefeitura vai contemplar todos os artistas”, afirma. Ele é favorável a que se faça uma manutenção nos trabalhos e diz que costuma restaurar os seus anualmente.

O grafiteiro Binho Ribeiro, de 37 anos, propõe que seja estabelecida uma política pública sobre arte de rua em São Paulo e que haja áreas destinadas à pintura de grafite. Segundo ele, poderia existir também uma curadoria para aprovar os projetos de intervenção urbana a serem feitos e os que devem ser mantidos. Ele acha que os trabalhos deveriam ser mantidos pelos grafiteiros com liberdade para procurar apoio da iniciativa privada ou da prefeitura.

 

 

 

Compartilhe este artigo