“Mulheres representam apenas 10% dos candidatos a prefeito” – Revista Fórum/Envolverde

 

Mesmo sendo maioria (51,8%) entre os eleitores, as mulheres representam apenas um em cada dez candidatos a prefeito nas eleições deste ano. Dos 15.231 postulantes ao cargo que pediram registro de candidatura ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até domingo à noite, apenas 1.579 (10,3% do total), são do sexo feminino.

A estrutura partidária e questões culturais são apontadas como entraves a mudanças significativas neste cenário. "As mulheres romperam barreiras no mercado e escolaridade, mas espaços de poder são a última fronteira", diz Sônia Malheiros, subsecretária de Articulação Institucional da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

"Há resistências também dentro dos partidos para capacitar as mulheres, porque, para elas entrarem, os homens terão de sair", diz.

Obstáculos dentro dos partidos são também apontados pela UBM (União Brasileira das Mulheres) como razões que explicam essa realidade.

A subsecretária diz, porém, que a participação das mulheres nas eleições tem aumentado. Em 2000, diz, eram apenas 7,5% do total de candidatos às prefeituras e, em 2004, 9,4%.

Presidente do Mulher Democratas e única candidata à Prefeitura de Palmas (TO), a deputada Nilmar Ruiz (DEM) afirma que, como a maioria dos cargos de poder está nas mãos de homens, eles conseguem mais facilmente apoio financeiro para lançar candidaturas.

Para a mudança dessa realidade, Ruiz defende o financiamento público de campanha e a criação de leis e programas de conscientização para incentivar a participação das mulheres na política desde a escola.

Nove dos 26 Estados não terão candidatas nas capitais (AC, AM, BA, ES, GO, MA, MT, RO, RR). Já Porto Alegre terá quatro mulheres entre oito candidatos. Das 29 candidatas pelas capitais, 23 são de partidos que se dizem de esquerda, entre os quais seis são do PT.

Segundo a secretária de mulheres do PT, Laisy Morière, mulheres representam 30% da direção nacional e estaduais, o que amplia a participação de candidatas nas eleições.

Já o PSDB afirma que 20,9% de seus candidatos nas eleições deste ano são mulheres.

O Sul é a região onde a proporção de mulheres que tentam vaga à prefeitura é menor (7,8%). O Nordeste tem mais mulheres na briga: 13,3%, enquanto São Paulo tem 9,5%.

Ao todo, 78.604 mulheres (20,9%) registraram candidatura por uma vaga de prefeita, vice-prefeita ou vereadora.

Isso acontece porque, pela lei, os partidos devem reservar 30% das vagas entre candidatos à disputa proporcional para um dos sexos –como não há punição, a cota quase nunca é obedecida pelas siglas.

 

 

Compartilhe este artigo