Indicador de saúde com menor desigualdade em 2007 é Baixo peso ao nascer

 

Oito indicadores de Saúde do Observatório Cidadão Nossa São Paulo receberam novas atualizações e agora apresentam dados de 2007 por subprefeitura, com base em informações do Datasus/Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.  As atualizações ocorreram nos seguintes indicadores: Mortalidade infantil, Curetagem pós-aborto, Pré-natal insuficiente, Baixo peso ao nascer, Gravidez precoce, Pré-natal insuficiente negros X não negros e Morte por causas mal definidas.  
 
O indicador que apresentou menor diferença entre as 31 subprefeituras da cidade foi Baixo peso ao nascer. Moóca tem o melhor indicador – um percentual de 7,74 de crianças nascidas em 2007 com menos de 2,5 Kg. E o Jabaquara tem o pior indicador: 11,04% das crianças nascidas em 2007 tinham menos de 2,5kg – 1,4 vezes menos do que na Móoca. As informações foram produzidas com base em dados da Secretaria Municipal de Saúde. Veja o indicador

O indicador com maior desigualdade entre as subprefeituras é Curetagem pós-aborto. O número de mulheres entre 15 a 34 anos que passou por curetagem pós-aborto na rede pública, a cada mil nessa faixa etária, foi de 0,81 em  Pinheiros. Na região de Freguesia/Brasilândia o número foi dez vezes maior: 7,8. A fonte de informações é o HIS/DataSus, do Ministério da Saúde. Veja o indicador

Educação tem novos indicadores

O Observatório Cidadão Nossa São Paulo apresenta dois novos indicadores em Educação: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), da rede municipal referente ao período de 1ª a 4ª série e da 5ª a 8ª série.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de qualidade educacional calculado pelo Ministério da Educação. O índice combina informações de rendimento escolar com dados do desempenho em exames padronizados, como o Prova Brasil e o Saeb, realizados pelos estudantes ao final de cada ciclo do ensino fundamental (a 4ª e a 8ª série). O Ideb varia de 0 a 10.

O Índice da Rede Municipal de São Paulo, de 1ª a 4ª se manteve estável em 2005 e 2007 – 4,10. O Ideb referente ao período de 5ª  a 8ª série em 2005 também foi de 4,10. Já em 2007 caiu para 3,70.

 

 

Compartilhe este artigo