Candidatos assumem compromisso com transparência na próxima gestão

O compromisso com a transparência na gestão da administração municipal foi firmado por oito dos 11 candidatos à Prefeitura de São Paulo em entrevistas após evento realizado no Sesc Consolação, nesta segunda-feira (21/07). A cerimônia marcou a entrega de dois documentos aos candidatos: um com as dez propostas do Movimento Nossa São Paulo e outro com as 1.500 sugestões da sociedade civil reunidas no 1º Fórum Nossa São Paulo – Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável. O teatro Anchieta ficou lotado e foi preciso direcionar parte do público para assistir ao evento em um telão.

O conjunto de propostas entregue aos candidatos visa contribuir com a elaboração dos programas de governo para a próxima gestão, que se iniciará em 2009. As propostas do Movimento se concentram em promover a transparência na gestão pública, a participação popular e a redução das desigualdades nas diferentes regiões da capital. Para cumprir esses objetivos, entre as dez propostas do Movimento aos candidatos, estão a produção e a divulgação de indicadores da administração municipal e o cumprimento do programa de metas, para cada área da Administração Municipal, cada uma das 31 subprefeituras e dos 96 distritos. O programa de metas está previsto na emenda 30 da Lei Orgânica do Município, aprovada em fevereiro deste ano.

Leia abaixo alguns comentários dos candidatos sobre esses principais eixos propostos pelo Movimento:

Assista ao vídeo com as entrevistas

Edmilson Costa: “A transparência é o elemento fundamental de qualquer gestão. Nós apoiamos integralmente esta proposta de transparência total da administração pública de São Paulo.”

Geraldo Alckmin: o Movimento Nossa São Paulo deu “grande salto de qualidade em termos de acompanhamento e eficiência” do poder público. “O objetivo era era receber as 1.500 propostas e tirar compromisso com a emenda 30 e com a transparência. “

Gilberto Kassab: “A emenda 30 é de fundamental importância para consolidar o processo administrativo na cidade de São Paulo. Conta com meu entusiasmo e com meu compromisso para que a gente possa cada vez mais atingir a cidade que queremos: a cidade da transparência e da eficiência.”

Ivan Valente: “O Plano de Metas é um grande avanço democrático e só vai funcionar rigorosamente se nós tivermos participação popular, cobrança e fiscalização.”

Levy Fidelix: "O prefeito tem obrigação de divulgar relatórios de execução orçamentária e deve fazê-lo com toda liquidez, com toda transparência.”

Marta Suplicy: “Sem dúvidas, você ter metas no governo sempre ajuda a balizar, sempre ajuda a se esforçar mais, acho muito importante.”

Renato Reichmann: “Somos funcionários, somos gestores de uma grande empresa chamada São Paulo Sociedade Anônima onde, ao mesmo tempo, as pessoas são fornecedores e consumidores e que tem um orçamento de 25 bilhões de reais. É inimaginável não prestar contas disso.”

Soninha Francine: “A gente tem que ter o cuidado com a transparência e também com a clareza. Algumas coisas já são transparentes, mas muito difíceis de entender. A gente precisa preocupar com isso também: tem que ser transparente e tem que ser traduzido para as pessoas.”

Compartilhe este artigo