“Novo Atlas da Economia Solidária” – Planeta Sustentável

 

Disponível no site do Ministério do Trabalho e Emprego, o novo atlas traz informações sobre os 21.859 empreendimentos solidários do país, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária

Por Thays Prado

Um mapeamento realizado até o ano passado identificou 21.859 empreendimentos baseados em economia solidária, no país. Eles compõem o novo Atlas da Economia Solidária – disponível no site do Ministério do Trabalho e Emprego e desenvolvido pela Coordenação Geral de Informática do MTE, juntamente com o Departamento de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

A publicação eletrônica apresenta dados sobre ano de criação, produtos e serviços, comercialização, crédito, finanças, autogestão e compromisso social e ambiental de cada um dos empreendimentos solidários identificados.

A novidade é que as informações podem ser organizadas por meio de tabelas, gráficos e mapas que contenham apenas os dados desejados pelo usuário. No site há um manual com as orientações necessárias para a utilização das ferramentas.

O Sies – Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária é o órgão responsável por identificar e registrar os empreendimentos que se encaixam nessa categoria, bem como as entidades de apoio, assessoria e fomento aos mesmos. As próprias organizações solidárias podem fornecer seus dados para atualizar este sistema.

 

 

Compartilhe este artigo