Cidades do interior e do litoral iniciam campanhas para combater a corrupção nas eleições municipais de 2008


 
Diferentes iniciativas da sociedade civil buscam combater a corrupção nas eleições deste ano e a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto. Boa parte das atividades fazem parte do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), formado por entidades sociais e religiosas e de âmbito nacional.

Em Bertioga, no litoral de São Paulo, entidades e empresas estão promovendo um abaixo-assinado para obter ampla divulgação na imprensa local da Lei 9840, de iniciativa popular, aprovada em 1999. As entidades querem conscientizar a população de que, conforme a lei, fraudes, compra de votos, aliciamento de eleitores e outros casos de corrupção eleitoral podem ser denunciados aos comitês regionais do Movimento.

O Programa de Cidadania Eleitoral Amigos do Guarujá, proposta pela Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo), Instituto Brasil Verdade e Movimento Voto Consciente, conseguiu a adesão de 34 entidades da cidade. O objetivo é tornar o eleitor mais consciente com relação ao voto e, com isso, melhorar a gestão dos recursos públicos e a vida da comunidade.

O programa no Guarujá tem várias etapas e inclui a realização de debates, palestras e oficinas, a distribuição de livros e cartilhas educativos, a veiculação de campanha na mídia sobre a importância do voto consciente, a criação de um site na internet sobre a situação da gestão pública na cidade e a criação de um Núcleo do Voto Consciente. A campanha inclui ainda a proposta para proprietários de imóveis de lazer para transferirem seus títulos eleitorais para o Guarujá, a fim de poderem participar das decisões sobre o uso dos recursos.

A cidades de Marília, Brotas e Cosmópolis, no interior do Estado, iniciaram as atividades das Caravanas "Todos Contra a Corrupção", de 2008.

A Caravana é realizada desde 2005 e já visitou 36 cidades em 7 estados do Brasil. As Caravanas visam conscientizar cidadãos e autoridades sobre a importância da transparência na administração pública para prevenir a corrupção e fortalecer as ONGs locais de controle social. Nas atividades há a participação de voluntários de vários órgãos associados ao IFC, integrantes da Amarribo, auditores voluntários do CGU e do SUS.

Mais informações

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

Amarribo

Movimento Voto Consciente

 

 

 

Compartilhe este artigo