Lei do Aprendiz é tema de seminário em São Paulo

 

As empresas seguem a legislação em vigor no que diz respeito à contratação de jovens de 16 a 24 anos? Onde encontrar aprendizes qualificados? Quais são as organizações formadoras de aprendizes? Existe uma fiscalização efetiva do governo nas empresas que não cumprem a lei? Para responder a essas perguntas a ONG Atletas pela Cidadania, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e o Instituto Ethos de Responsabilidade Social convidam entidades públicas, organizações não-governamentais, empresas e fundações para discutir os principais problemas da Lei do Aprendiz (Lei 10.097/2000).

O Seminário “Lei do Aprendiz no Brasil: Oportunidade para os Jovens e Desenvolvimento para o Brasil” será realizado nos dias 1 e 2 de julho, no SESC Vila Mariana, em São Paulo.  O objetivo é reunir agentes estratégicos da sociedade e do governo para estabelecer encaminhamentos que garantam o cumprimento de uma das únicas políticas públicas do país voltadas para a juventude.

Se a Lei fosse cumprida pelas empresas, o país poderia gerar 1 milhão de oportunidades de trabalho para os jovens. "Chegou o momento de refletirmos sobre as razões pelas quais as grandes empresas se comprometem com questões sociais mas não cumprem a lei. Sabemos que é uma política pública em implementação, mas precisamos ajudar o país a conseguir concretizá-la", comenta Raí de Oliveira, diretor da Atletas pela Cidadania.

Durante o encontro, os participantes devem se dividir em grupos de trabalho para elaborar um documento sobre os principais entraves da lei, relevantes para a contratação de jovens aprendizes. O documento final deve ser encaminhado para as autoridades responsáveis.

Na abertura do seminário, representantes da Organização Internacional do Trabalho falará aos participantes sobre a questão do trabalho decente entre os jovens brasileiros. Ele será recepcionado por Raí de Oliveira, diretor da Atletas pela Cidadania, Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, Fernando Rossetti, presidente (secretário-geral) do GIFE, e Danilo Miranda, diretor do SESC.


PROGRAMAÇÃO

Dia 01 de julho de 2008, 19 horas
(aberto para o público – faça sua inscrição: www.atletaspelacidadania.org.br/inscricao/)

19:00 – Abertura
Danilo Santos de Miranda – SESC SP
Fernando Rosseti – GIFE
Ricardo Young – Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
Raí Oliveira – Atletas pela Cidadania

19h30 – Mesa Juventude, Trabalho e Lei do Aprendiz: desafios e caminhos
Ministério do Trabalho e Emprego
Banco Mundial
Organização Internacional do Trabalho
Mediação: Gilberto Dimenstein

20h30 – Lançamento do Portal Busca Jovem
GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas

21h00 – Coquetel

Dia 02 de julho de 2008, das 09 às 16 horas

(INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA OS GRUPOS DE TRABALHO)

INSCRIÇÕES GRATUITAS somente para o dia 01/07 acesse: www.atletaspelacidadania.org.br/inscricao/

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3037.7112 ou e-mail nadia@atletaspelacidadania.org.br.

LOCAL

SESC Vila Mariana – São Paulo

Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana

 

Compartilhe este artigo