Associação de moradores de Paraisópolis exibe filmes para a comunidade

 

A favela Paraisópolis, a segunda maior de São Paulo, conta com uma sala de cinema que exibe sobretudo filmes nacionais de graça para a comunidade. A sala funciona no Centro Cultural Espaço Jovem de Paraisópolis e foi inaugurada em abril por iniciativa da Associação dos Moradores de Paraisópolis, em parceria com a Associação Citi Esperança (formada por funcionários do Citibank). O objetivo é propiciar aos moradores da favela o acesso à cultura e ao lazer.

"Nossa proposta é exibir filmes que não estejam em cartaz no circuito convencional bem como levar informação qualificada e cultura para a nossa comunidade, que é muito carente e assim, fortalecer o debate e proporcionar conhecimento", explica Joildo Santos, coordenador de comunicação do Espaço Jovem.

A programação do Cineclube Paraisópolis é planejada de acordo com os diversos públicos: os alunos do programa de alfabetização, as crianças, os jovens e os adultos. Às quartas-feiras há duas sessões para as crianças. Às sextas há a sessão livre, às 19h, quando é exibido um filme eleito pelo público em votação realizada durante a semana.  No domingo, também às 19h, são exibidos documentários relacionados à história do Brasil e em seguida há um debate. Um média de 150 a 200 pessoas frequentam as sessões. 

A opção por exibir filmes nacionais visa levar à “valorização da cultura nacional”, segundo o presidente da associação de moradores, Gilson Rodrigues.

A idéia de inaugurar a sala de cinema surgiu com o sucesso do projeto Rede de Telas, desenvolvido por um grupo de alunos da Universidade de São Paulo (USP) e que consiste na exibição de filmes seguidos de debates.

Os organizadores do Centro Cultural têm interesse em receber indicação de filmes para serem exibidos, assim como a contribuição de apoiadores a fim de manter o local para dar continuidade ao projeto. Os interessados podem entrar em contato com a Associação de Moradores de Paraisópolis, pelo telefone 3743-3204.

 

 

Compartilhe este artigo