“Ipea vai fornecer indicadores sobre cidades paulistas” – site do Ipea

 

No seminário "Novos indicadores municipais de desenvolvimento e desigualdade", em Brasília, o coordenador do Instituto São Paulo Sustentável, Oded Grajew, propôs ao Ipea trabalho conjunto para a construção de indicadores que avaliem a qualidade de vida nos municípios.

"A partir do fornecimento desses indicadores, é possível construir um ranking de evolução dos municípios", afirma o coordenador do Instituto São Paulo Sustentável e um dos idealizadores do Fórum Social Mundial, Oded Grajew. Para ele, os indicadores seriam uma "arma da cidadania" e uma forma da sociedade civil se mobilizar em benefício do Estado e exigir mais transparência do poder executivo.

Com o objetivo de transformar a cidade de São Paulo, o instituto coordenado por Grajew busca efetivar uma melhor distribuição da renda, com respeito à diversidade e à eqüidade e criar condições para o pleno desenvolvimento de seus cidadãos, principalmente das crianças, jovens, e adolescentes.

Os indicadores fornecidos pelo Ipea serão fundamentais para o acompanhamento dos gestores municipais. Grajew lembra que foi aprovada em 26 de fevereiro de 2008 a Emenda à Lei Orgânica do Município de São Paulo, que institui a obrigatoriedade de elaboração e cumprimento do Programa de Metas pelo Poder Executivo. Essas metas poderiam ser medidas pelos indicadores do Ipea.

Segundo a Emenda, cada Prefeito, eleito ou reeleito, apresentará o Programa de Metas de sua gestão, até noventa dias após sua posse, que conterá as prioridades: as ações estratégicas, os indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da Administração Pública Municipal, Subprefeituras e Distritos da cidade, observando, no mínimo, as diretrizes de sua campanha eleitoral e os objetivos, as ações estratégicas e as demais normas da lei do Plano Diretor Estratégico.

A diretora de estudos regionais do Ipea, Liana Carleial, comemorou a parceria de ambos os institutos:
– O Ipea já trabalha com indicadores que possibilitam sua participação nesse projeto, afirmou.

Compartilhe este artigo