20% da frota de SP roda há pelo menos 20 anos e polui 40 vezes mais

 

Fonte: Destak Jornal


1,2 milhão de carros, ônibus e caminhões ultrapoluidores circulam pela capital; outros 500 mil, mais novos, usam filtros falsificados.

Por Da redação

Os veículos produzidos há mais de 20 anos emitem aproximadamente 40 vezes a quantidade de monóxido de carbono (CO) produzido pelos carros recém-lançados. Na cidade, esses “ultrapoluidores” correspondema cerca de 1,2 milhão – 20% – dos 6,1 milhões de unidades da frota paulistana.

A estimativa foi feita com base emdados do Detran, Cetesb e Proconve, o programa nacional de controle da poluição veicular.

Há 18 anos, um carro à gasolina saía da fábrica com fator de emissão de 13,3 gramas de COpor quilômetro percorrido número correspondente a 40 vezes o índice atual (0,33).

Esse número foi caindo ao longo dos anos graças ao Proconve, que estabelece metas para reduzir as emissões.

O cálculo considera apenas o potencial de emissão de gramas de CO por quilômetro rodado quando os carros entraram em circulação, e não inclui o desgaste que os veículos sofrem ao longo dos anos, e que, inevitavelmente, aumenta o potencial poluidor deles. O monóxido de carbono combina-se com células do sangue, podendo levar à asfixia.

Caminhões e ônibus
A situação é ainda mais grave se for considerado que, entre os veículos com mais de 20 anos de idade, há caminhões e ônibus a diesel, que emitem ainda mais poluentes.

 

 

Compartilhe este artigo