Moradores da Zona Leste elegem conselhos de subprefeituras


Moradores de quatro regiões de subprefeituras da Zona Leste vão eleger, no próximo sábado (31/05), os integrantes do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz. Cada subprefeitura deverá ter um conselho, uma instância de participação da sociedade civil, com a atribuição de fazer propostas de políticas públicas voltadas para o meio ambiente e a cultura de paz. Os conselhos terão caráter consultivo e serão compostos por 16 integrantes: oito representantes do poder Executivo e oito representantes eleitos entre os cidadãos maiores de 16 anos e moradores da região da subprefeitura.

As eleições deste sábado são as primeiras a serem realizadas na cidade. A conferência para escolher os conselhos que serão instalados nas subprefeituras de Cidade Tiradentes, Guaianases e Itaquera será realizada das 8h30 às 15h, no Céu Azul da Cor do Mar, na Av. Ernesto de Souza Cruz, 2171, em Itaquera.

Já a conferência de São Mateus será realizada também no dia 31, no CEU São Mateus, localizado na rua Cinira Polônio, 100, no Conjunto Promorar Rio Claro, das 9 às 15 horas. Durante a Conferência, haverá palestras sobre Movimentos Sociais e Meio Ambiente.

Conheça algumas atribuições previstas para o conselho:

– colaborar na formulação da política municipal de proteção ao meio ambiente, desenvolvimento
sustentável e cultura de paz, propondo recomendações, programas e projetos ao Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES), às subprefeituras, à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, à Secretaria Especial de Participação e Parceria e à Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação;

– Apoiar a implementação do Plano Diretor Estratégico e dos Planos Diretores Regionais e promover a participação social em todas as atividades das subprefeituras nas questões relacionadas ao meio ambiente, à promoção do desenvolvimento sustentável e à cultura de paz.

– receber e encaminhar propostas, denúncias e críticas relacionadas aos temas citados;

– promover ações conjuntas com outros conselhos que atuem na região das Subprefeituras
correspondentes.

 

 

Compartilhe este artigo