Pré-natal é melhor em Pinheiros e Vila Mariana

 

Fonte: Publimetro

São as regiões onde mais mães fazem ao menos 7 exames

AS MÃES residentes nas regiões de Pinheiros, da Vila Mariana e da Lapa são as que mais fazem o acompanhamento correto da gravidez na cidade de São Paulo.

Essas são as três subprefeituras com melhor índice de exames pré-natal na capital, segundo compilação do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade com base em dados da prefeitura. Em 2006, só 7,19% dos partos de moradoras de Pinheiros (região que engloba Jardins e Itaim Bibi) não tinham sido precedidos de sete ou mais exames – mínimo incidado.

Na Vila Mariana (que inclui Moema e Saúde), 9,76% dos nascimentos não haviam tido acompanhamento correto. Na Lapa, 12,17% dos partos careciam de exames.

Já em Parelheiros (extremo sul da cidade), metade (49,1%) dos nascimentos foram marcados por um pré-natal deficiente. Coincidência ou não, são exatamente Pinheiros, Vila Mariana e Lapa os locais onde menos existe gravidez precoce (mães com menos de 18 anos). Parelheiros era
o terceiro pior, atrás da subprefeitura campeã, São Miguel, e de Cidade Tiradentes, ambas na zona leste.

Mas nem tudo vai bem nas áreas mais ricas: a Vila Mariana tem o 5o pior índice, entre 31 subprefeituras, para partos com baixo peso: 10,26% dos nascidos tinham menos de 2,5 kg.

Os cuidados na gravidez

Partos em que não foram feitos pelo menos sete exames de pré-natal, em %

Os cinco melhores

Pinheiros 7,19%
Vila Mariana 9,76%
Lapa 12,17%
Santo Amaro 15,98%
Guaianazes 18,84%

Os cinco piores

Parelheiros 49,10%
Capela do Socorro 45,45%
Jaçanã/Tremembé 42,48%
V. Maria/V. Guilherme 33,94%
São Miguel Paulista 33,94%

Exceções

Guaianases, zona leste, é a quinta melhor subprefeitura em pré-natais, com 18,8% de partos com poucos exames – a média da cidade é 27,7%. Já São Mateus (zona leste) é onde menos se nasce com baixo peso: 8,4% dos partos (a média paulistana é 9,5%.

 

 

Compartilhe este artigo