Escola paulistana serve de exemplo em Congresso de Cidades Educadoras

 

A integração entre comunidade, alunos, professores e comerciantes do bairro da Vila Madalena em São Paulo fez com que a educação ultrapasse os limites da sala de aula e fosse levada para as ruas compondo uma vivência única de aprendizado por meio do Projeto Bairro Escola. Com o intuito de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida, o programa faz parte das experiências apresentadas a gestores públicos de outros 12 países que participam do X Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que se realiza até 26 de abril, em São Paulo.

O Projeto Bairro Escola agrega espaços para desenvolvimento na área da informática como no programa OldNet, onde adolescentes ensinam idosos a navegarem na internet. Contatos com todas as mídias desde rádio até a internet é feita de forma minuciosa no programa Redação Escola, que utiliza a comunicação como ferramenta de aprendizado, distinguindo suas diferentes linguagens. É por meio de intervenções urbanas e grafites que áreas da cidade são revitalizadas, lugares antes degradados se transformam em muros com mosaicos, ou pintados com a arte dos grafiteiros.

Outra atividade proposta pelo projeto é a oficina de vídeo, em que os jovens usam a câmera como se fosse seus próprios olhos, para que a realidade mostrada na tela seja uma expressão da realidade vivenciada por eles. Por fim é dada orientação profissional aos adolescentes, são feitas dinâmicas voltadas para o auto-conhecimento, as futuras profissões são pesquisadas, dentre outras atividades.

O principal objetivo do projeto é desenvolver o conceito que é possível aprender em todo lugar, que o ato de aprender está ligado ao ato da descoberta e na possibilidade de sempre ver algo novo.

Realizado pela primeira vez em uma cidade da América Latina, o X Congresso Internacional de Cidades Educadoras é uma iniciativa da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). O movimento das cidades educadoras prevê o trabalho conjunto de todas as associadas visando
transformar os espaços das cidades em espaços em que todos os seus habitantes possam aprender, ao longo de toda a vida, trabalhando conjuntamente para que a cidade seja toda um espaço que proporcione aprendizado, para além das salas de aula.

Saiba mais informações sobre o congresso

Compartilhe este artigo