Movimento Nossa São Paulo reivindica juizados especiais cíveis nos terminais de ônibus

 

Veja a íntegra da carta encaminhada ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo:

Ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Excelentíssimo senhor juiz Luis Francisco Aguilar

Os desconfortos enfrentados diariamente pelos passageiros que freqüentam os principais aeroportos do País vêm sendo minimizados graças ao apoio oferecido pela Justiça brasileira desde o último dia 8 de outubro. As cinco unidades de juizados especiais cíveis instaladas nos aeroportos de Congonhas e Cumbica, em São Paulo, Santos Dumont e Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, e Juscelino Kubitschek, em Brasília, representam um avanço importantíssimo para os cidadãos.

Porém, enquanto o caos aéreo ganha espaço na imprensa e concentra esforços do poder público, milhões de paulistanos enfrentam diariamente um outro tipo de “apagão” que provoca danos incalculáveis na qualidade de vida da população e na própria economia da Cidade. O transporte também provoca atrasos, cancelamentos e gravíssimos acidentes. O problema, apesar de não recente, ainda não atraiu a devida atenção das autoridades responsáveis.

Nesse contexto, o Movimento Nossa São Paulo solicita a instalação de unidades de juizados especiais cíveis nos terminais de ônibus da cidade, a exemplo da experiência bem-sucedida dos aeroportos. A realização de audiências de conciliação para resolver impasses provocados por cancelamentos, atrasos e outras questões pode ajudar a minimizar os problemas enfrentados por cerca de 30% da população de São Paulo que se locomove diariamente por meio do transporte coletivo.

Atenciosamente,

Oded Grajew
Movimento Nossa São Paulo

Compartilhe este artigo