Cooperativas vão reciclar lixo gerado durante o Carnaval 2008

As cooperativas Crescer e a Nova Conquista vão atuar no sambódromo do Anhembi coletando todo o material reciclável gerado durante os desfiles do grupo Especial e Acesso. Aproximadamente 80 catadores irão trabalhar entre os dias 1 e 3 de fevereiro e também dia 08, quando ocorre o Desfile das Campeãs.

O Carnaval sempre foi considerado por muitos sinônimo de alegria, festa, folia e diversão. Mas é também para outras pessoas uma chance de trabalho e de garantir uma renda extra.

Nesse bloco podem ser incluídos os catadores de lixo reciclável das cooperativas Crescer (Central de Triagem de Pirituba) e Nova Conquista (Central do Itaim Paulista). Elas são conveniadas a Secretaria Municipal de Serviços através do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb).

As duas Centrais de Triagem vão atuar no sambódromo do Anhembi durante o Carnaval deste ano, coletando todo material reciclável gerado durante os desfiles do grupo Especial e Acesso.

Os catadores irão trabalhar nesta sexta-feira (01/02), sábado (02/02), domingo (03/02) e no dia 08 de fevereiro, quando ocorre o Desfile das Campeãs do Carnaval Paulistano.

Eles vão recolher a sujeira deixada pelos foliões em todos os setores das arquibancadas (A, B, C, D, E, F, G, H, I, J), mesas de pista, lanchonetes e na área de dispersão sempre no horário das 19h às 7h da manhã. Não será feita coleta na concentração.

Durante as madrugadas de desfile serão recolhidos materiais recicláveis como papel – somente os secos – jornal, revista, branco, misto, papelão e longa vida; Vidros – somente os inteiros – vidro âmbar, branco e vidro colorido; plásticos – todos – misto, pead, PP, pet e isopor (branco sem tinta); metais – todos – cobre, ferro, latas de aço, alumínio, bronze e zamak.

Neste ano serão aproximadamente 80 pessoas envolvidas no trabalho de coleta seletiva, o dobro do ano passado. Os catadores atuam nos intervalos dos desfiles entre uma escola e outra. Assim que o dia começa a amanhecer, caminhões oferecidos como suporte pelo Limpurb, incluindo andaimes, carros de passeio e microônibus – transportam tudo o que foi recolhido para as cooperativas.

No local, uma outra turma de catadores separa e faz a prensagem de todo o material reciclável que, posteriormente será comercializado. Um esforço extra que traz a sua recompensa. Na semana de folia paulistana, cada catador das cooperativas costuma dobrar o seu faturamento mensal.

No ano passado, o Carnaval paulistano teve um saldo de aproximadamente 13 toneladas de lixo. E no Carnaval 2008, por iniciativa do próprio Limpurb, a expectativa é superar essa marca.

Pela primeira vez a coleta seletiva também será realizada com as sobras dos carros alegóricos que permanecem 15 dias após os desfiles numa área da Aeronáutica anexa ao sambódromo. As escolas costumam aproveitar somente os chassis dos carros e tudo o que for reciclável será recolhido e o Limpurb dará uma destinação final ao que não puder ser reaproveitado.

As cooperativas de reciclagem Crescer e Nova Conquista são duas entidades sem fins lucrativos que desenvolvem programas de coleta seletiva, triagem, processamento e comercialização de matérias recicláveis visando a promover a valorização social, incentivar o aumento na rentabilidade dos moradores de baixa renda, contribuir para o resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida dos cooperados e comunidades adjacentes, minimizar os impactos ambientais na disposição final de resíduos sólidos, sensibilizar a população de um modo geral para a importância da reciclagem e reduzir o volume de lixo coletado a ser encaminhado pela administração municipal aos aterros sanitários.

Fonte: Prefeitura da cidade de São Paulo – 01/02/2008

 

 

Compartilhe este artigo