Lentidão no trânsito causa prejuízo de R$ 2 bilhões por ano em SP

 

Produção e venda de veículos em alta agita mercado e deve bater recorde no ano.
O aumento da frota desafia especialistas em trânsito das grandes cidades.

O Brasil já está entre os dez países que mais produzem veículos no mundo – e a previsão é bater mais um recorde este ano. A produção e a venda em alta animam o mercado, mas desafiam os especialistas em trânsito. Uma concessionária em São Paulo não vendia tanto desde 1985: 15 carros 0 Km por dia. A infra-estrutura não cresce no mesmo ritmo. Em 1970, São Paulo tinha 14 mil km de vias públicas. Em 2007 o número cresceu muito pouco – passou a ter 15,5 mil de ruas a avenidas. Já a frota paulistana passou de 900 mil veículos em 1970 para 5,9 milhões em 2007.

A Asssociação dos Transportes Públicos calculou o custo dos congestionamentos na região metropolitana e chegou a um número impresionante. O trânsito parado causa prejuízo de R$ 2 bilhões por ano. Segundo os especialistas, a solução é transporte público de qualidade: trem suburbano e metrô.

O clima de satisfação nas concessionárias reflete o bom momento do setor automobilístico. Este ano as vendas já cresceram 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Depois de namorar um dos lançamentos do mercado, o arquiteto fechou negócio. Alegria na hora da compra, dor de cabeça na hora de rodar com a máquina nova por aí.

Fonte: G1 – 05/10/2007
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL145205-5605,00.html

Compartilhe este artigo