Semana da Mobilidade

 

A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Neste sentido, organizações de várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana - de 16 a 22 de setembro (quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro) - para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.

Em São Paulo, frente aos inúmeros congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a adesão à campanha se ainda torna mais urgente.

A Rede Nossa São Paulo está no oitavo ano consecutivo de mobilização e busca juntar forças para a construção de uma agenda única e com poder de interferir em políticas públicas. Esta é uma grande oportunidade de chamar a atenção da sociedade civil para o tema da mobilidade urbana e dos problemas decorrentes da poluição do ar gerada pelos veículos motorizados. 

Em 2013, a Semana da Mobilidade começou no dia 16/9, segunda-feira, e terminou do dia 22/9, domingo, quando foi comemorado o Dia Mundial Sem Carro. 

Já em 2014, os eventos ligados à Semana da Mobilidade estendem-se durante semanas, com debates, seminários e atividades práticas para incentivar o não uso do automóvel.

Confira algumas iniciativas já confirmadas para a Semana da Mobilidade de 2014:

17/09 - Debate: "Bike na cidade de São Paulo"

18/09 - Lançamento de pesquisa IPOBE será destaque na Semana da Mobilidade (manhã)

18/09 - 9º Desafio Intermodal: Qual meio de transporte é mais eficiente nas cidades? (tarde)

23/09 - Debate sobre a qualidade do ar e saúde faz parte da Semana da Mobilidade

25/09 - Encontro Técnico - Mobilidade e Acessibilidade Urbana

Para saber sobre mais ações que serão feitas na cidade de São Paulo durante este período, acesse: viradadamobilidade.com.br

Pesquisa de Mobilidade Urbana 2014