Rede Latino-americana por Cidades e Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis

As cidades são uma das mais complexas criações humanas e nelas vivem cerca de 80% da população da latinio-americana. Em seus espaços se encontram a densidade e a diversidade, a ordem e o caos, a tradição e a inovação, a comunicação com o anonimato, a inércia e a mudança.

Na Rede Latino-americana por Cidades e Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis, acreditamos que a construção de cidades melhores é possível e requer a participação, responsabilidade e ações coletivas nos diferentes setores da sociedade.

As cidades justas, democráticas e sustentáveis são aquelas capazes de oferecer iguais oportunidades e uma distribuição equitativa de bens públicos, bem como serviços básicos com dignidade humana e desenvolvimento integral. Estas são as bases para aumentar a participação cidadã, definir as principais decisões na cidade e prover um balanço entre as condições econômicas, políticas, sociais, culturais e ambientais para as gerações futuras.

Nossas cidades ainda compartilham situações semelhantes de injustiça social, democracia frágil, degradação ambiental e práticas insustentáveis de desenvolvimento. Nesse sentido, a rede funciona como um espaço aberto para gerar ações que abordam os problemas urbanos.

As ações da rede estão orientadas e organizadas com base nos princípios que defendemos. Promovendo práticas descentralizadoras e compartilhando conhecimento para a construção de melhores espaços urbanos na América Latina, a rede trabalha em três diferentes níveis: local, nacional e regional.