Semana da Mobilidade 2013 - de 16 a 22 de setembro

 
 

A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Neste sentido, organizações de várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana - de 16 a 22 de setembro (quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro) - para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.

Em São Paulo, frente aos inúmeros congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a adesão à campanha se ainda torna mais urgente.

A Rede Nossa São Paulo está no sétimo ano consecutivo de mobilização e busca juntar forças para a construção de uma agenda única e com poder de interferir em políticas públicas. Esta é uma grande oportunidade de chamar a atenção da sociedade civil para o tema da mobilidade urbana e dos problemas decorrentes da poluição do ar gerada pelos veículos motorizados. 

Em 2013, a Semana da Mobilidade começa no dia 16/9, segunda-feira, e termina do dia 22/9, domingo, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro.

Uma série de atividades está sendo preparada pela Rede Nossa São Paulo e por organizações parceiras. Confira:

 

ANTES DA SEMANA 

 

- Palestra Mobilidade Urbana e Mudanças Climáticas na Perspectiva do Direito Ambiental

Palestrantes confirmados: Edmundo Caetano (Recicleta), Erika Pires Ramos (Procuradora federal/Ibama), Horácio Augusto Ferreira (Rede Nossa São Paulo), Leonardo Munhoz (advogado e mestre pela Pace University de Nova Iorque), Renata Falzoni (Bike Repórter) e Silvana Zioni (professora da UFABC/CECs).

Organizadores: professores André Gustavo Geraldes e Consuelo Yoshida (PUC-SP)

Quando: 10 de setembro, das 7h30 às 11h30

Onde: Auditório 117-A (PUC-SP) - Rua Ministro Godói, 969, Perdizes

 

- Uma cidade para pedestres

Conversa com o secretário executivo da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo de São Paulo, Maurício Antonio Ribeiro Lopes.

Quando: 12 de setembro, às 19h

Onde: Auditório da Aquiterura da Universidade Mackenzie - Prédio 9

 

- Programação da Ciclocidade 

Pelo quarto ano consecutivo, a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) realiza uma série de atividades durante a semana que marca o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro).

Confira a programação

 

- 8º Desafio Intermodal 

Utilizando diferentes modais, como carro, moto, bicicletas,  cadeira de rodas, patins, além de pessoas integrando os transportes públicos como ônibus, metrô e trem. Esses 12 desafiantes serão testados pelo tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo que cada um gera e quantos quilos de gás carbônico emitem. Ou seja, não basta chegar em primeiro lugar, pois os impactos ambientais também serão analisados.

Quando: 12 de setembro, às 17h

Onde: Praça General Gentil Falcão, altura do número 1.000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini

 

- Inauguração da Mão na Roda Zona Norte 

A oficina comunitária de bicicletas Mão na Roda é um projeto da Ciclocidade e agora tem outro ponto de encontro. O CCJ (Centro Cultural da Juventude) passa a receber todos os sábados os ciclistas que querem aprender a mexer na própria bicicleta e ter mais autonomia nas ruas. O evento vai contar com silkagem de camisetas e roda de conversa às 15h.

Quando: 14 de setembro, das 10h às 18h

Onde: Centro Cultural da Juventude (Av. Deputado Emilio Carlos, 3641) 

 

- Festa de Rua na Mourato Coelho, Vila Madalena 

Os coletivos de som Barulho.org e Saloon das Mina vão ocupar a Rua Mourato Coelho, na Vila Madalena, para promover uma ocupação lúdica e dançante do espaço público. Festa aberta e gratuita.

Quando: 14 de setembro, a partir das 14h

Onde: Las Magrelas, Rua Mourato Coelho, 1344, Vila Madalena

 

DURANTE A SEMANA DA MOBILIDADE 

 

- Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo/Ibope e debate sobre Mobilidade Urbana 

Sétima edição da pesquisa, inédita, que aborda os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc.

O lançamento será seguido por um debate com as presenças já confirmadas do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, do promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, do vereador Paulo Fiorilo, presidente da CPI dos Transportes da Câmara Municipal, e da diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag. A mediação será feita por Maurício Broinizi, coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo. 

Quando: 16 de setembro, às 9h30

Onde: Sesc Consolação

Mais informações: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/47516 

 

- Programação da CET/Prefeitura de São Paulo

A programação da CET/prefeitura de São Paulo foi elaborada com base na Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro). Confira: http://nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/programa-semana-mobilidade-cet.pdf 

 

- Vaga viva

É uma manifestação, marcada para o dia 20 de setembro o dia todo, dentro da Semana da Mobilidade, que irá ocupar o espaço originalmente reservado a dois automóveis. O espaço será transformado em um lugar de convivência, reflexão e questionamento sobre a estrutura da cidade, voltada para os carros. 

Quando: 20 de setembro, das 9h às 17h

Onde: Rua Padre João Manoel, quase esquina com a Avenida Paulista.

 

- Cidades sustentáveis serão tema do TEDx Jardins City 2.0 nesta sexta em São Paulo

Evento, realizado em parceria com a Rede Nossa São Paulo, faz parte do ciclo de palestras do TED e contará com a participação de 12 brasileiros em uma discussão que busca repensar o futuro das cidades. Será na sexta-feira (20), das 8h às 13h, no Auditório Abril, para convidados e com transmissão ao vivo pela internet.

Confira mais informações: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/47595

 

- Lançamento do projeto "Ruas do Futuro" 

O Instituto Soluções para Cidades lançará durante a Semana da Mobilidade 2013 o projeto Ruas do Futuro. O conceito do projeto é promover o uso de soluções inovadoras para as ruas por meio da articulação de empresas, entidades e  prefeituras.  

Quando: 20 de setembro, das 9h às 17h

Onde: Avenida Torres de Oliveira, 76, Jaguaré (Associação Brasileira de Cimento Portland) 

 

- Festival CicloBR + Campeonato Sulamericano de Bike Polo

O Instituto CicloBR vai promover mais uma edição do Festival CicloBR junto com a programação da Virada Esportiva de SP. A ideia do Festival é agregar diversas atividades que envolvem a bicicleta e divulgar projetos que promovam a mobilidade urbana sustentável na cidade. Entre as novidades desse ano está a realização do 3o Torneio Sulamericano de Bike Polo, o São Polo, um campeonato de dois dias que vai movimentar atletas brasileiros e de países vizinhos para disputar essa nova modalidade esportiva da bike!

Quando: 21 de setembro, a partir das 9h

Onde: Parque da Juventude

 

- Centro fechado para carros

A circulação de automóveis ficará bloqueada das 7h às 17h em dez quilômetros de ruas da região central em iniciativa educativa do Dia Mundial sem Carro.

Saiba mais: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/47588 

 

- Semana do Rio Tietê

A Semana do Rio Tietê coincide com a Semanda da Mobilidade. Na programação, meditação, arte e show de Guilherme Arantes. Confira a pda SOS Mata Atlântica: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/47561 

 

- Pedal Verde Especial Festival Cultivar

PAsseio ciclístico no domingo (22), na Praça do Ciclista, em direção ao Parque Villa Lobos, onde serão plantadas árvores. De lá, segue-se para piquenique e Trocas de Sementes e Mudas das Estações, no Parque da Água Branca.

Saiba mais: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/47600

 

- A Rua é das Crianças no Dia Mundial Sem Carro

Feira de trocas, piquenique comunitário, música e brincadeiras de rua (queimada, amarelinha, pega-pega, esconde-esconde etc), em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Das 10h às 16h.

Saiba mais: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/47599 

 

 

DEPOIS DA SEMANA 

 

-Seminário "A bicicleta em São Paulo" - Políticas públicas para transformar a cidade

A Frente Parlamentar em defesa da Mobilidade Humana da Câmara Municipal realiza no dia 25 de setembro, com a presença da secretária de Transportes de Nova York, Janette Sadik-Khan, o seminário “A bicicleta em São Paulo: políticas públicas para transformar a cidade”.

Quando: 25 de setembro, às 15h

Onde: Câmara Municipal de São Paulo

 

Saiba mais: 

Pesquisa Nossa São Paulo/Ibope - Dia Mundial Sem Carro 2013
Confira a apresentação resumida da pesquisa

Veja a repercussão na mídia do lançamento da pesquisa 

 

Plano de Mobilidade

Fotos

Como as empresas podem participar