Organizações divulgam programação do Dia Mundial Sem Carro

 
 


A edição deste ano do Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, será marcada por debates, protestos e diversas manifestações de rua, que vão ocorrer a partir do dia 17. As ações estão sendo organizadas por um coletivo, proposto pelo Movimento Nossa São Paulo e formado por dezenas de organizações (entre elas, Akatu, Campanha Tic Tac, Coletivo Ecologia Urbana, SOS Mata Atlântica, Respira São Paulo, Sesc e Transporte Ativo) e centenas de pessoas que já se engajaram na campanha. Qualquer cidadão pode participar das atividades propostas.

Mais do que estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa durante um só dia, a idéia da campanha é marcar a luta por um transporte público de qualidade, por menos poluição do ar, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, enfim, pela mobilidade urbana.

 

Programação do Dia Mundial Sem Carro 2009:

 

17/9, quinta-feira
18h, Desafio Intermodal – Um mesmo trajeto (da Av. Eng. Luiz Carlos Berrini à sede da Prefeitura de São Paulo, na região central) será percorrido por pessoas utilizando diferentes meios de transporte (bicicleta, metrô e ônibus, carro, moto, pedestre e até helicóptero) no horário de maior congestionamento. O objetivo é avaliar quem chega mais rápido. A atividade é realizada desde 2006 e já se tornou tradicional em São Paulo. Inscrições para a atividade pelo e-mail [email protected].

 

18/9, sexta-feira
Lançamento da 3ª edição da pesquisa Movimento Nossa São Paulo/ Ibope sobre mobilidade em São Paulo neste portal – A pesquisa aborda diversos aspectos relativos à locomoção na cidade com perguntas como: Quanto tempo você leva para se deslocar todos os dias para sua atividade principal? Caso houvesse uma boa oferta de transporte público, você deixaria de usar o carro? Com que frequência utiliza transporte público? E bicicleta? Os entrevistados também responderão perguntas que abordam temas polêmicos e recentes, como a opinião sobre a restrição aos fretados, a ampliação da Marginal Tietê, a liberação do serviço de mototáxi e a inauguração de ciclofaixa entre parques aos domingos.

Das 7h às 19h, “Vaga Viva” (R. Padre João Manoel, entre a Av. Paulista e a Alameda Santos, ao lado do Conjunto Nacional) – transformação de espaços de estacionamento na rua em local de convivência e práticas lúdicas. O espaço também será utilizado para uma oficina de montagem de “ando-móveis”, estruturas de madeira que lembram o formado de um automóvel, mas que são movidas pelas pessoas. Inscrições para a atividade pelo e-mail [email protected].

 

19/9, sábado
Às 12h30, 14h e 15h30,
Natureza e meio ambiente (Sesc Itaquera)
-
O caso da guarda que nada sabia e da ciclista que tudo ensinava. De maneira leve e engraçada uma ciclista argumenta com uma guarda de trânsito pouco consciente sobre a importância de se criar mais ciclovias e espaços públicos apropriados para os pedestres, a necessidade de se ter uma melhor malha de transporte público, e os benefícios da redução da poluição atmosférica e sonora. Intervenção nas alamedas da Unidade.

 

19 e 20/9, sábado e domingo
Às 12h,
Conhecer São Paulo pelo metrô (Sesc Santana) - O Turismetrô é o fruto de uma parceria entre a São Paulo Turismo e o Metrô. Objetiva percorrer pontos turísticos e históricos da cidade de São Paulo com o transporte coletivo. Para isso foram elaborados roteiros diferentes, sendo que os percursos têm acompanhamento de guias. Inscrições na Central de Atendimento, de 28/08 a 11/09. Ponto de Encontro Entrada da Unidade às 12h. O bilhete de metrô não está incluso na inscrição. Dia 19/09 roteiro da Luz e 20/09 roteiro do Teatro Municipal.

 

20/9, domingo
Às 9h30, Caminhada urbana (Sesc Ipiranga) -
Caminhada pelo bairro do Ipiranga, Parque da Independência e arredores, com percurso aproximado de 8km e 2 horas de duração. Com orientação dos técnicos do SESC. Para maiores de 16 anos. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 01/09. Saída da frente da Unidade. Grátis. 

 

21/9, segunda-feira
Das 9h às 13h, debate “O Impacto da Poluição na Saúde Pública”, no teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Avenida Doutor Arnaldo, 455) - O tema principal será o efeito do diesel com alto teor de enxofre e as consequências do não-cumprimento da resolução 315/2002 do Conama, que previa a comercialização do combustível mais limpo a partir de janeiro deste ano. Inscrições pelo e-mail [email protected].

Programação:
9h às 9h10 - Abertura
Leitura do manifesto do Dia Mundial Sem Carro e apresentação dos trabalhos
Fernando Beltrame – Coletivo de mobilização do Dia Mundial Sem Carro

9h10 às 9h25
Painel 1 - A poluição do ar em São Paulo e suas causas (15´)
Claudio Alonso - CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – confirmado (representando o presidente da Cetesb - Fernando Rei)

9h25 às 10h25
Painel 2 - O efeito da poluição na saúde pública
Paulo Saldiva – Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – confirmado
Antonio Carlos Palandri Chagas – Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – confirmado Januario Montone – Secretário municipal da Saúde – confirmado
Alfred Szwarc - ADS tecnologia e desenvolvimento sustentável – confirmado
Moderador: Maurício Broinizi – Movimento Nossa São Paulo

10h25 às 10h30
Apresentação da Campanha “Hora de Acordar Global / Campanha TicTacTicTac”
Lisa Gunn – Coordenadora Executiva do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

10h30 às 11h45
Mesa Redonda - Responsabilidades e Soluções - Debate buscando pontos de convergência para solução dos problemas
Hélio Mattar – Diretor-Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente – confirmado
Lisa Gunn - Coordenadora Executiva do IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – confirmada
Carlos Ibsen Vianna Lacava – Secretaria Estadual do Meio Ambiente – confirmado (representando o secretario estadual do Meio Ambiente – Francisco Graziano)
José Eduardo Ismael Lutti – Promotor secretário executivo da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital – confirmado
Eduardo Jorge – Secretário municipal do Verde e Meio Ambiente – confirmado
Sven Antosson – Presidente da Scania
Tommy Svensson – Presidente da Volvo

Obs.: A Petrobras e as empresas Ford, Mercedes, Fiat e Volks foram convidadas e declinaram do convite.

Encerramento
Oded Grajew – Movimento Nossa São Paulo
Organizações sociais e governamentais anunciarão medidas políticas que serão implementadas imediatamente:
1) Ação no Congresso Nacional envolvendo senadores, ministros e a Presidência da República para impedir a aprovação do projeto de lei 656/07, que prevê a liberação dos veículos de passeio a diesel.
2) Cobrança pública, por meio instrumento jurídico, de informações sobre o cumprimento das obrigações assumidas pela ANP, Ibama, Cetesb, Petrobras e fabricantes de veículos no acordo judicial firmado em 29 de outubro de 2008 no âmbito do Ministério Público. Também serão cobradas providências para punir os responsáveis pelo descumprimento da resolução Conama 315/2002.
3) Anúncio do requerimento de informações ao Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito – FMDT e ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito – FUNSET

Atenção: devido à limitação de tempo diante do número de palestrantes, as perguntas poderão ser encaminhadas, por escrito, à organização do evento. Solicitaremos aos debatedores o compromisso de respondê-las, por e-mail, logo após o encontro.

12h18, "Hora de Acordar Global", ação promovida em várias partes do mundo pela Campanha TicTac – Em São Paulo, serão ações rápidas, reunindo pessoas a partir do meio-dia para, exatamente às 12h18 fazerem dois minutos de “barulhaço”. Estão programadas três concentrações de pessoas: na Av Paulista em frente ao Edifício Gazeta (com caminhada até a Praça dos Ciclitas); no Ibirapuera, próximo ao Portão 10 (em frente à Assembléia Legislativa) e no centro da cidade (local a ser definido pelo Greenpeace). A idéia é acordar os dirigentes do Brasil e de outros países do mundo para que na CoP15 (Convenção sobre Mudanças Climáticas que será realizada na cidade de Copenhague, em dezembro, promovida pela ONU) sejam assinados pactos que garantam a implementação de políticas nacionais e globais no combate ao aquecimento global. 

19h30 às 21h30, seminário “A importância de um Plano Municipal de Transportes em São Paulo”, no Tucarena (PUC/SP), Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes. O evento tem como objetivo principal elaborar uma proposta para o Plano de Circulação Viária e Transportes para a cidade de São Paulo. O plano está previsto no Plano Diretor Estratégico e, pela lei, deveria estar pronto desde 2006. Inscrições para o debate pelo e-mail [email protected]

Programa:
19h30 - Abertura e Boas Vindas
Milton Jung – âncora da rádio CBN

Composição da mesa e apresentação dos objetivos do seminário
Participantes da mesa:
Ladislau Dowbor (PUC/SP) - Panorama geral da cidade – como chegar a uma São Paulo sustentável;
Horácio Figueira (vice-presidente da Associação Brasileira de Pedestres e consultor da Abramet - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) – Panorama do transporte público da cidade;
Asuncion Blanco (Associação Viva Pacaembu ) - A cidade vista pelos pedestres;
João Lacerda (ONG Transporte Ativo) - A cidade vista pelos ciclistas.

Abertura da palavra ao público: 1 minuto para pergunta e 3 minutos para a resposta

Maurício Broinizi Pereira (Coordenador da Secretaria Executiva do Movimento Nossa São Paulo) - O que é o Plano de Circulação Viária e Transportes e a possibilidade de formação de uma comissão que fará estes encaminhamentos.

21h30 - Encerramento
Rafael Poço (Ecologia Urbana) e Maurício Broinizi Pereira

 

22/9, terça-feira, Dia Mundial Sem Carro
Das 7h às 19h, “Vaga Viva” (esquina da R. PadreJoão Manoel e Av. Paulista, ao lado do Conjunto Nacional) – transformação de espaços de estacionamento na rua em local de convivência e práticas lúdicas. transformação de espaços de estacionamento na rua em local de convivência e práticas lúdicas. A atividade contará com a participação da Campanha TicTac, que alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas.

A partir das 9h, marginal do Rio Tietê, na altura da Ponte das Bandeiras, “Praia do Tietê” – Atividade promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica que pretende reunir 200 pessoas para encenar uma manhã de lazer, com caminhada, jogos e até espaço para banho de sol na "praia do Tietê" . O cenário contará com esteiras, cadeiras de praia e guarda-sol. O objetivo é imaginar uma cidade com rios limpos, revitalizados, atraentes para a população. O evento será transmitido, ao vivo, pela Rádio Eldorado. Informações em www.sosma.org.br.

A partir das 9h, Panfletagem (ponto de encontro na Vaga Viva, R. Padre João Manoel, entre a Av. Paulista e a Alameda Santos, ao lado do Conjunto Nacional) – Distribuição do Manifesto por um ar mais impo e em favor da mobilidade urbana em São Paulo – com máscaras anti-poluição, participantes distribuirão um manifesto, inédito, assinado por diversas organizações, que alerta sobre os impactos da poluição veicular na saúde e pública e no aquecimento global e sobre a urgência de medidas que estimulem a mobilidade sustentável. 

Inscrições para as atividades pelo e-mail [email protected].

Das 10h às14h, Pegue Carona nessa Ideia (Sesc Carmo) - Intervenções artísticas de uma trupe de palhaços que percorrerá diferentes ruas do centro de São Paulo, com
distribuição de material informativo e ações interativas. Os atores terão a missão de sensibilizar as pessoas sobre a importância de mudar e criar hábitos saudáveis, como caminhar e andar de bicicleta. Roteiro: SESC Carmo, Praça Poupatempo, Pça da Sé, Rua XV de Novembro, Pça Antonio Prado, Rua São Bento e Lgo São Bento, Líbero Badaró, Viaduto do
Chá, R. 24 de Maio, Av. Ipiranga, Barão de Itapetininga, Viaduto do Chá, Praça Pratriarca, Rua Direita, Praça da Sé e Rua do Carmo. Com Os Sustentáveis – Agentes de Transição. Grátis.

Das 11h às 17h, Pedalando no calçadão (Sesc Osasco) -
Vivência físico-esportiva com triciclos que pretende estimular o uso da bicicleta como opção de transporte e atividade física. No Calçadão do Osasco Plaza Shopping, localizado na Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, Nº 81. Grátis.

Das 10h às 22h, Pedale no tempo (Sesc Osasco) - Exposição que vai até 12/10, aberta de segunda-feira a domingo - vai mostrar diversos modelos de bicicletas que rodaram entre as décadas de 1940 e 1990, e que ainda hoje permeiam o imaginário de muitas pessoas. Mostrando um pouco da
história e da contribuição que este veículo trouxe para o desenvolvimento da nossa sociedade, na área do lazer e transporte, e mais recentemente para a melhoria da qualidade do ar. Essa exposição faz parte do acervo da São Paulo Hawks. Na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping, localizado na Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, Nº81. Grátis.

A partir das 18h, Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro - A Bicicletada é um movimento que existe no Brasil e em Portugal e tem o objetivo de divulgar, estimular, promover e criar condições favoráveis para o uso da bicicleta como meio de transporte. A saída será na Praça do Ciclista (Av. Paulista com Av. Consolação).

Das 18h às 20h30, Os autoólicos anônimos (Sesc Santana)-Intervenção artística que tem como objetivo sensibilizar a população para o uso consciente do automóvel e mostrar alternativas de transporte na cidade de São Paulo. Com Cia Dona Conceição. Vários espaços da unidade. Grátis.

 

24/9, quinta-feira
Das 8h às 18h, seminário Desafios para a Mobilidade Sustentável na Cidade de São Paulo, no Espaço da Educação Corporativa da AES Eletropaulo (Rua Lavapés 463 - Cambuci), promovido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. O evento se desenvolverá na forma de painéis: São Paulo e o Transporte Sustentável e Transporte Sustentável: novas perspectivas, e terá a participação de órgãos governamentais, ONGs e Institutos que trabalham com a questão da mobilidade, além de montadoras e indústrias de novas tecnologias ligadas ao transporte elétrico. Inscrições: 3286-0663.

Programação:

8h às 8h30 - Recepção e Welcome Coffee
8h30 às 9h - Abertura oficial com a presença dos Secretários Municipais do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, de Transportes, Alexandre de Moraes, de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalém, do Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella e CEO da AES Brasil Britaldo Soares.

9h às 13h - Painel São Paulo e o Transporte Sustentável
9h às 9h30 - Panorama Geral - Adriano Branco
9h30 às 9h45 - Trólebus - Jorge Françozo de Moraes - Respira São Paulo
9h45 às 10h - Novos Híbridos - Iêda Maria A. Oliveira -  Eletra
10h às 10h15 - Redução da Poluição com a implantação do Metrô-
João Batista de Moraes Ribeiro Neto- Metrô 
10h15 às 10h30 -  Plano de expansão, acessibilidade e inserção urbana - Alberto Epifani - CPTM 
10h30 às 10h45 -  Infraestrutura de Energia a Mobilidade Elétrica- Demóstenes Barbosa- AES Eletropaulo
10h45 às 11h - Hidrogênio e álcool no transporte público - Marcos Correia Lopes -  EMTU
11h às 11h15 - Alternativas para o uso da bicicleta - Ismael Caetano- Parada Vital
11h15 às 11h45 - Interação com o público

12h às 13h30 -   no local

13h30 às 17h30 - Painel Transporte Sustentável - novas perspectivas
13h30 às 14h - Novas perspectivas, novas tecnologias - José Goldenberg
14h às 14h15 -  Anderson Bressan - Toyota
14h15 às 14h30 - Renault/Nissan
14h30 às 14h45 - Leonardo Cavaliere - Fiat
14h45 às 15h -  Samir Nunes - Motor Z
15h às 15h15 -  Pietro Erber - ABVE - Rio 
15h15 às 15h20 - Entrega do documento Desafios e Incentivos para o Transporte Elétrico ao poder público
15h20 às 15h35 - O poder público e os incentivos ambientais - Secretário Municipal de Planejamento Manuelito Pereira Magalhâes Junior
15h35 às 15h50 - Carro compartilhado - uma proposta para São Paulo - Ismael Caetano
15h50 às 16h20 - Interação com o público
16h30 - Coquetel de encerramento

Veja índice de noticias do Dia Mundial Sem Carro


Veja mais Notícias