Guia para o educador/professor sobre o IRBEM

Quando seus alunos responderem o questionário do IRBEM - Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município, eles vão opinar sobre o que é importante para que se sintam bem em São Paulo.

As respostas dos alunos, somadas às de todos os outros participantes de diversas faixas etárias, vão ajudar a construir uma espécie de termômetro que indicará como anda a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores de São Paulo. Com isso, o Movimento Nossa São Paulo espera que o IRBEM possa orientar as ações da sociedade, governos, empresas e instituições visando o bem-estar de toda a população.

O preenchimento do questionário tem também um caráter pedagógico. Vale como um exercício sobre as escolhas que os cidadãos fazem, se eles priorizam ou não o bem-estar de todos na cidade. Pode ser um ponto de partida para promover debates em sala de aula ou outras atividades fora da escola, que beneficiem a própria comunidade. Clique aqui e saiba como mobilizar a escola e a comunidade.


Orientações para o preenchimento do questionário

Para orientar os alunos a preencherem as questões, é importante que você conheça o questionário. Clique aqui e acesse o arquivo em pdf.

O questionário tem basicamente a mesma pergunta em 21 temas diferentes: “O que é importante para a sua qualidade de vida, para o seu bem-estar?” O aluno deverá assinalar sempre as alternativas que mais valoriza para o seu bem-estar.

Se o aluno não considerar importante para a sua vida algum tema, pode optar por não responder e pular para o seguinte. Mas é bom lembrar a classe que quanto mais questões forem respondidas, mais completa vai ficar a conclusão sobre o que os alunos querem e precisam para se sentir bem na cidade.

Caso o aluno queira responder um tema mas não se identifica com nenhuma das alternativas apresentadas, ele pode clicar em “Não quero assinalar as outras opções desta questão” e no campo “outra idéia” escrever a resposta que considera mais adequada.

Outra recomendação importante: é bom evitar fechar a janela do formulário antes de chegar ao final, pois o programa não salva os dados das questões já respondidas. Se ocorrer de fechar a janela do questionário, será necessário iniciar todo o processo novamente.

Se você tiver alguma dúvida sobre como os alunos devem preencher o questionário, pode telefonar para a Secretaria Executiva do Movimento Nossa São Paulo, fone 3894-2400, e falar com Clara ou Gabriela.

E lembre-se: você também pode dar sua opinião e contribuir para a construção do IRBEM. Acesse o questionário para pessoas acima de 16 anos e participe!